Palhaçaria e mágica alegram pacientes do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo
Programação realizada pela área de Humanização da unidade hospitalar contou com voluntários de diversos projetos sociais
Os pacientes internados no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) tiveram uma manhã alegre nesta quarta-feira(21). A programação realizada pela Humanização contou com a participação especial do voluntários do projeto “Sorriso Aberto” da Igreja Angelim, do Mágico Nathan Corrêa e da Trupe Ver-o-Riso que, com uma performance bem humorada, contribuíram para a imaginação e a fantasia, próprias do mundo infantil.
Truques de mágica e brincadeiras despertaram a alegria e a curiosidade dos pequenos espectadores por meio da arte. As palhaças Melancia, Canela e Buá usaram utensílios simples utilizados no dia a dia com criatividade para divertir as crianças: o lençol do desaparecimento para fazer o mágico sumir e uma garrafa pet, que ganhou o nome de papascópio, um objeto mágico usado para ver a lua e as estrelas durante dia e o sol durante a noite, mexendo com o imaginário do público.
Administrador de empresas, Raphael Salim é voluntário do grupo da Igreja Angelim, formado por pessoas que se dedicam a mudar o ambiente de hospitais e casas de apoio. “O Projeto Sorriso Aberto atua há cinco anos no hospital levando amor, carinho e muita diversão. É um trabalho humanitário que acrescenta muito na vida de quem precisa e mais ainda na de quem se dispõe a fazê-lo, somos movidos pela vontade de trazer qualidade de vida e esperança para os usuários do hospital”, disse.
O semblante de Carlos Costa, de 7 anos, mudava a cada surpresa. Em tratamento contra a leucemia, o menino veio com a família da cidade de Tufilândia, localizada na cidade do Maranhão, para receber assistência especializada. “Eu achei muito legal, gostei muito da cobra Nero que brincava com o mágico, foi muito engraçado”, disse se referindo a habilidade de ventríloquo do mágico Nathan ao dar vida à cobra Nero, que sempre dava respostas erradas e fora do contexto para as perguntas óbvias feitas pelo ilusionista.
SERVIÇO
Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na região Norte no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob o contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos.
Texto de Leila Cruz / Ascom Hoiol