Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

Termo firma reconstrução do Terminal Hidroviário da Vila de Jenipapo, no Marajó

Equipamento será reconstruído no município de Santa Cruz do Arari em benefício de um total de 11 mil marajoaras

Por Bruno Magno (SEOP)
21/12/2022 14h30

A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) e a prefeitura de Santa Cruz do Arari, no arquipélago do Marajó, assinaram, nesta quarta-feira (21), em Belém, termo de cooperação técnica que prevê a elaboração dos projetos básico e executivo para futura reconstrução e adequação do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas da Vila de Jenipapo. Cerca de 11 mil habitantes do município serão beneficiados pela nova estrutura. 

"Esta será a segunda grande obra da CPH no município. Este ano entregamos o terminal hidroviário de Santa Cruz do Araari, que atende a todos os marajoaras, proporcionando mais conforto e segurança. Agora vamos fazer outra grande obra para atender as necessidades dos moradores locais na Vila de Jenipapo. É o Governo do Pará sempre pensando no bem-estar das pessoas", ressaltou Abrão Benassuly, presidente da CPH.

De acordo com o prefeito de Santa Cruz do Arari, a Vila de Jenipapo é considerada estratégica para o município, pois há grande circulação de pessoas e escoamento de produtos para o comércio local. "Será uma grande obra para a vila, pois por lá chegam muitas pessoas com destino ao município e também há uma grande circulação de mercadorias que abastecem o mercado local. Quero agradecer ao governador Helder Barbalho por mais essa obra no município e a CPH por todo o empenho no projeto", agradeceu o gestor.  

O porto vai contar com cadeiras confortáveis; banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência; guichês para vendas de passagens; lanchonete; salas para órgãos do governo; guarda-volumes; televisão; bebedouro, e carrinhos para bagagem. Já a obra naval contemplará a instalação conjunto naval com rampa metálica e flutuante para embarque e desembarque de passageiros. A revitalização também prevê novas instalações elétricas e hidrosanitárias, além de sinalizações interna e externa.