Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

EGPA inicia pós-graduação inédita em Administração para servidores efetivos

O programa de mestrado e doutorado,com o total de 18 vagas, é viabilizado pela parceria da Escola de Governança com a Universidade da Amazônia

Por Carol Menezes (SECOM)
20/12/2022 20h36

A aula teve como tema 'A agenda 2030 da ONU e os novos desafios da Administração Pública' Com uma aula magna ministrada na tarde desta terça-feira (20), a Escola de Governança do Estado do Pará (EGPA) iniciou o inédito programa de mestrado e doutorado acadêmico em Administração, em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), voltado a servidores efetivos estaduais e com ênfase na área de planejamento institucional.

Caio César Costa, presidente da Sociedade Brasileira de Administração PúblicaO edital do curso foi publicado em setembro deste ano no Diário Oficial do Estado (DOE), oferecendo 17 vagas de mestrado e uma de doutorado. A aula inaugural teve como tema “A agenda 2030 da ONU e os novos desafios da Administração Pública”, abordado por Caio César de Medeiros Costa, professor doutor da Universidade de Brasília (UnB) e presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP).

"Importante frisar que a chamada da ONU, que conduz a agenda 2030, convoca não só as instituições centrais, mas todos os níveis de governo, inclusive estadual, e também a academia. E esse curso junta os dois: a vivência desses servidores, gestores, com o conhecimento científico", destacou o professor.

Secretário Ivaldo Ledo: demandas bem atendidasAtender demandas - Ivaldo Ledo, titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), reforçou a importância de investir em seu quadro funcional para garantir que as demandas da população continuem sendo bem atendidas. "O Estado precisa capacitar seus servidores sempre, e essa foi uma maneira que encontramos de ofertar essa oportunidade de aprender mais e oferecer um serviço cada vez melhor, de excelência à população", detalhou.

Entre os objetivos da qualificação está produzir conhecimentos científicos sobre estratégias de gestão nas organizações, capacitando os profissionais para atuação no campo da política, programas e ações públicas, de forma a produzir valor público aos cidadãos do Pará.

Mário Vasconcellos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnamaCoordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Unama, Mário Vasconcellos, informou que a Seplad, via EGPA, buscou a instituição e firmou a parceria. "Somos o único programa da região Norte que tem mestrado e doutorado na área. Temos linha de pesquisa na área de Gestão Pública e Desenvolvimento. Creio que o mais importante é o diferencial de ser uma capacitação com docentes da própria região, que irão discutir teorias gerais com base em suas vivências e junto a servidores e gestores que trazem muita experiência. Acredito que será uma formação muito enriquecedora", disse o professor.

Flávio Heleno Solano Reis, aluno do doutoradoDesejo de contribuir - Único aluno do doutorado, Flávio Heleno Solano Reis é contador na EGPA e já fez mestrado financiado pelo Estado há alguns anos. Agora, busca mais uma qualificação, tanto pelo crescimento profissional quanto pela capacidade de melhorar processos internos. "A própria EGPA procura fazer pesquisas na área do desenvolvimento da gestão pública. A gente quer contribuir na formação do servidor, das pessoas que vão trabalhar na parte financeira, de planejamento. Boa parte dos alunos aqui atua na área de planejamento ou afins", explicou.

Wilson Luiz Ferreira, diretor-geral da Escola de GovernançaWilson Ferreira, diretor-geral da EGPA, destacou o ineditismo do curso ofertado. "A busca aqui é capacitar e qualificar servidores para que possam auxiliar a gestão na tomada de decisões, o que vai alcançar positivamente a sociedade, formando pesquisadores em administração que vão poder atuar em diferentes contextos do desenvolvimento da sociedade e territórios, especialmente na Amazônia", contou.