Crianças e jovens do Bengui recebem livros didáticos do projeto Portal do Conhecimento
Crianças e jovens do projeto Mulekada Cidadã, do bairro do Bengui, receberam cerca de 100 livros didáticos do projeto Portal do Conhecimento, da Imprensa Oficial do Estado, para auxiliar em suas atividades escolares. A ação ocorreu das 8h às 13h, no Espaço Cultural Totó, entre atividades culturais, brincadeiras, leitura, música e inclusão social.
Segundo a diretora de Documentação e Tecnologia da Ioepa e coordenadora do Portal do Conhecimento, Sandra Batista, os livros didáticos são voltados para alunos do ensino fundamental e médio e foram escolhidos, principalmente, para contribuir nos estudos de crianças e jovens que não têm acesso a computadores.
“Distribuímos os livros didáticos porque entendemos a importância desses livros para pesquisas escolares. Muitas vezes essas crianças não têm acesso a computadores, que seria o ideal, mas nem todas têm. E os espaços públicos oferecidos para pesquisas são muito restritos. Então a gente oferta esses livros didáticos que são, justamente, para essas crianças terem oportunidade a mais de estudar e pesquisar”, esclareceu.
O Portal do Conhecimento tem como objetivo arrecadar livros para serem doados a escolas públicas da zona rural e urbana, bibliotecas comunitárias e municipais, espaços de leituras comunitárias e projetos sociais. Através de campanhas de arrecadação é feita a coleta, higienização e, em alguns casos, restauração para devolver a sociedade. O projeto visa colocar em circulação livros outrora guardados e sem utilização.
Segundo o presidente Aroldo Carneiro, o Portal do Conhecimento é um projeto de valorização e incentivo da leitura desde a infância. “É de uma fundamental importância, porque se soma às diversas políticas públicas de fomento à leitura implantadas durante o governo Helder, na sua transversalidade, dos órgãos Seduc, Secult, Fundação Cultural do Pará, e outros. Propiciando assim, um melhor índice de desenvolvimento social a nossa população”, afirmou o presidente.
Texto: Viviane Tamyres