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Alunos de escola pública produzem livros de contos e realizam tarde de autógrafos, em Belém

A iniciativa da Escola Estadual D. Pedro II ocorreu, inicialmente, com 33 estudantes do ensino fundamental e médio

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
16/12/2022 21h01

O final da tarde desta sexta-feira (16), foi especial para cerca de 33 alunos da Escola Estadual D. Pedro II, em Belém. Após meses de muito trabalho e dedicação, eles puderam apresentar ao público suas obras literárias, em uma grande sessão de autógrafos. A iniciativa faz parte do Projeto “Estante Mágica”, que busca dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos na sala de leitura da unidade de ensino. 

Nos últimos meses, cada aluno trabalhou na elaboração de seu livro, com narrativas e ilustrações próprias. Esses estudantes, sob a orientação da professora Cristiane Caetano, responsável pelo espaço de leitura, participaram de um concurso nacional intitulado “Educador Mágico 2022”. Através desse projeto, os alunos se tornaram protagonistas da produção literária, incentivando-os a serem grandes leitores e escritores, capazes de produzirem suas próprias narrativas e experiências de vida.

Quem estava feliz com a sessão de autógrafos foi a estudante Maria Clara dos Santos Pereira, 11 anos, que estuda no 6º ano do ensino fundamental. “Quando ouvi a minha professora falar sobre essa ideia, logo fiquei animada e resolvi participar do projeto. O meu livro é um conto, em formato de “era uma vez”, que narra sobre um reino e um pássaro que foi adotado. Minha família ficou muito orgulhosa de mim por esse feito, todos bastante animados e me incentivaram bastante para chegar até aqui”.

Emocionada com o lançamento do seu primeiro livro totalmente autoral, a aluna Juliana Silva Maciel, da 3ª série do ensino médio, afirma que continuará escrevendo novos enredos. “Eu já tinha escrito um livro antes, em parcerias com meus colegas, mas aí a professora Cristiane me disse ‘olha, chegou a oportunidade você escrever um livro só seu’, na mesma hora topei a ideia. No início estava muito indecisa, mas tudo fluiu e sempre procuro escrever em meus textos o que eu sinto. Agradeço a minha mãe que sempre me apoiou e, com certeza, pretendo continuar escrevendo e novas histórias estão por vir, podem esperar”.

A diretora da Escola Estadual D. Pedro II, Sandra Rejane Souza, descreveu o momento como gratificante. “Isso tudo é resultado de um trabalho, desenvolvido pela professora Cristiane, que tem sido guerreira nesse sentido, fazendo esse belo trabalho na sala de leitura da escola, no período extraclasse dos alunos. A Cristiane fez todo esse acompanhamento com os estudantes que produziram os livros, culminando nesse momento lindo, com a presença dos pais e da comunidade. Todo mundo está encantado com esse resultado, então para nós, enquanto direção desta unidade, é realmente muito satisfatório ver que a escola pública pode sim ser um celeiro de grandes talentos”.

Trajetória - Tudo começou com o Projeto “Ler Para Crescer”, em 2017, quando os alunos eram instigados a lerem em formato de competição. Em um determinado período, eram contabilizados quantos livros cada um tinha lido e eles ganhavam premiação ao final [medalha de ouro, prata e bronze]. Apesar de ser uma disputa, a educadora ressalta que a iniciativa era muito saudável.

No ano de 2018, uma aluna do 6º ano leu, em menos de um ano, mais de 40 livros e isso ganhou visibilidade nas redes sociais. Com o retorno das aulas presenciais, a maior instituição de incentivo à leitura e escrita da América Latina, a “Estante Mágica” me convidou para desenvolver um projeto com os alunos da Escola Estadual D. Pedro II.

A professora Cristiane Caetano aceitou o convite, inicialmente, para desenvolver o projeto com a turma do 6º ano. “Começamos os trabalhos e as turmas do ensino médio se encantaram com a atividade. A partir daí, deixei o projeto livre para todos os públicos e para minha surpresa, 13 alunos do ensino médio aderiram a ideia. Ensinei a eles o que era um conto, suas características literárias e seguimos em frente desde então”.

Ao final do projeto, cada um dos 33 alunos do ensino fundamental e médio ganharam gratuitamente um livro em formato digital e um game, onde os personagens interagiam entre si. No entanto, os pais se reuniram e pediram que o exemplar também tivesse uma tiragem física, para que fosse realizada uma sessão de autógrafos, o que culminou com o evento de hoje.

“Tudo isso impacta grandemente na vida desses deles, porque quando o aluno lê, ele desenvolve todas as áreas do conhecimento. O raciocínio fica mais rápido, começa ser uma pessoa mais crítica, ter planos para o futuro. Portanto, acredito que iniciativas dessa natureza são fundamentais, ainda mais num mundo cada vez mais tecnológico que vivemos”, complementou.

Reconhecimento - Com o desenvolvimento do projeto, a educadora decidiu inscrever o projeto dos alunos no “Prêmio Educador Mágico 2022”, nas categorias ensino médio e fundamental, os quais conquistaram a 2ª e 3ª colocação, respectivamente. “Tudo começa quando você inscreve o seu projeto, conta um pouquinho da história e o Brasil inteiro vota. Para minha surpresa, conquistamos o 2º lugar. Portanto, a nossa história tem valor”, destaca a professora Cristiane Caetano.