Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO SOCIAL

Fasepa realiza formação continuada para servidores da socioeducação, em Belém

Por Governo do Pará (SECOM)
16/12/2022 15h53

Turma da Formação Continuada em Direitos Humanos, Gerenciamento de Crise e Defesa Pessoal na socioeducação A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) iniciou em 12, deste mês, a Formação Continuada em Direitos Humanos, Gerenciamento de Crise e Defesa Pessoal para a comunidade socioeducativa, em parceria com a Polícia Militar do Pará. A formação objetiva garantir o aperfeiçoamento dos servidores, sistematizar o conhecimento profissional e conscientizá-los para a importância do tema, conforme prevê o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

O curso de formação foi organizado pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) da Fasepa, em regime de formação continuada para monitores que atuam no Sistema de Atendimento Socioeducativo do Estado.

A coordenadora do NGP, Marcela Paiva, destaca que os cursos têm como público alvo os monitores das unidades de atendimento socioeducativo. E a iniciativa atual contou a parceria da Polícia Militar. "Essa formação continuada é de suma importância para contribuir e melhorar o desempenho dos servidores na prática da socioeducação”, disse Marcela.

A formação surgiu da necessidade de criar um espaço onde os profissionais e demais atores, que atuam nas medidas socioeducativas, possam fundamentar a prática profissional, trocar experiências e aprimorar instrumentos de trabalho, com o foco no cumprimento da ação socioeducativa.

Servidora há 16 anos na Fundação, Daniele Cunha, gostou da iniciativa. "Todo conhecimento adquirido durante esses dias, só vem somar e nos tornar profissionais melhores".

A formação foi encerrada nesta sexta-feira (16), no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz). Os servidores contaram com palestras e cursos divididos em dois momentos.

Houve a palestras em Direitos Humanos e Gerenciamento de Crise e o curso de Defesa Pessoal, realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap).

A Polícia Militar, em parceria com a Fasepa, contribuiu na formação continuada, a fim de capacitar os servidores envolvidos, quanto à autonomia intelectual, onde possam articular saberes, procedimentos e atitudes pautadas nos direitos humanos, na ética e na cidadania, tendo em vista a qualificação e eficiência profissional no âmbito de suas atribuições.

O 3º Sargento PM D´Saulo Nascimento, responsável pelo ensinamento do curso de Defesa Pessoal, ressaltou que o foco do curso foi a área de jurisdição. 

Servidora há um ano na Fasepa, Sheron Xavier está lotada no centro socioeducativo feminino (Cesef), e destacou que o socioeducador atua diretamente na reeducação dos jovens. "Quando você tem um servidor capacitado, com domínio próprio, autocontrole, e sensibilidade para observar o que está passando com o socioeducando, você consegue prever momentos de crise e tomar as atitudes corretas, e não só isso, mais também ser um socioeducador mais ativo e prudente". destacou Sheron.

Participaram no primeiro momento da formação 180 monitores. Eles devem atuar como multiplicadores do conhecimento obtido nas unidades em que atuam.

A Fasepa tem 15 unidades socioeducativas na Região Metropolitana de Belém, sendo duas em Santarém e uma em Marabá. A estimativa é capacitar 100 por cento dos servidores.

Texto de Dani Valente / Ascom Fasepa