Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Corpo de Bombeiros promove 10ª Edição do Curso de Mergulho Autônomo e de Resgate

Solenidade de formatura dos 12 alunos participantes será na próxima segunda-feira (19) em celebração ao Dia do Mergulhador, no domingo (18) 

Por Governo do Pará (SECOM)
16/12/2022 13h38

"Agradeço a Deus por ter me guiado nesse caminho e permitido minha formação para somar nessa profissão". A afirmação é do tenente Albert Lincoln, formando da 10ª edição do Curso de Mergulho Autônomo e de Resgate (CMAUT), do Corpo de Bombeiros do Pará, cuja turma de 12 militares, terá a formatura oficial na segunda-feira (19), em celebração ao Dia do Mergulhador, comemorado no domingo (18). 

O curso prepara os bombeiros militares para atuações em ocorrências de busca, resgate e salvamento aquático. A 10ª edição teve início no dia 17 de outubro, com carga horária de 395 horas, e contou com quatro fases: mergulho livre (Belém), mergulho autônomo (Capanema), sobrevivência no mar (Salinas) e operações de mergulho (Tucurui). 

"Tenho a satisfação de fazer parte desse grupo de elite do CBMPA, pois em nossas missões vamos ao resgate de vítimas para levar conforto aos familiares e um último adeus aos seus entes queridos. É uma atividade necessária e digna de muito respeito”, acrescentou o tenente Albert Lincoln.

“É fundamental para a corporação ter pessoas especializadas e competentes no meio aquático, porque os profissionais estarão aptos a atuar na busca de pessoas desaparecidas, naufrágios, mergulhos de vistorias técnicas, mergulhos forenses com busca de objeto de investigação criminal, reconhecimento de área, apoio a comunidade, entre outras ações. Por isso, os treinamentos simulam condições reais, em águas turvas ou de baixa visibilidade dos rios da Amazônia”, explica o coordenador do curso e comandante do Grupamento Marítimo e Fluvial (GMAF) do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Ricardo Leno Anaissi Pereira. 
 
Na última terça-feira (13), foi aplicada a última prova do curso de mergulho de qualificação com 40 metros de profundidade no lago da hidrelétrica de Tucuruí. Dos 31 alunos que iniciaram o curso, incluindo militares da capital e interior, somente 12 irão se formar. Mais de 15 mergulhadores fizeram parte do quadro de instrutores e monitores desta edição que garantiram a execução das aulas teóricas e práticas. 
 
Entre as disciplinas ministradas, há Física Aplicada ao Mergulho, Fisiologia do Mergulho, Treinamento Físico Militar, Prática de Mergulho Livre, Mergulho Autônomo de Circuito Aberto, Sobrevivência no Mar, Praticagem Náutica, Operações de Mergulho. 
 
HISTÓRIA – O Corpo de Bombeiros iniciou o processo para a formação de mergulhadores no ano de 1982 enviando o oficial Marco Aurélio Aquino Lopes, que, atualmente, é coronel da reserva remunerada, para participar do Curso de Mergulho Autônomo da Marinha do Brasil.

O primeiro curso de mergulho no Pará foi realizado no ano de 1988. A partir de então foram realizadas mais nove turmas do CMAUT nos seguintes anos: 1995, 1997, 2001-2002, 2002, 2005, 2012 (SANTARÉM), 2014, 2019 e em 2022 com a 10ª edição, formando um total de 104 mergulhadores de resgate. Dos quais 11 não pertencem ao CBMPA. O total de mergulhadores do CBMPA formados dentro e fora do estado é de 121 bombeiros, dos quais 21 são oficiais e 100 são praças.