Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"TEMPERO DE ORIGEM"

Festival fortalece cadeia produtiva da gastronomia e turismo em Icoaraci

Nos dois dias do "Tempero de Origem", 20 produtores locais indicados pela Setur, Sedeme e Sebrae expuseram diversos produtos de origem amazônica

Por Israel Pegado (SETUR)
11/12/2022 18h45

Conhecida carinhosamente como Vila Sorriso pelos seus moradores, Icoaraci recebeu a 4ª edição do Festival Tempero de Origem, neste final de semana, dias 10 e 11 de dezembro, no Estação Cultural de Icoaraci, na antiga estação de trem do distrito. O festival, com atrativos da cultura alimentar paraense e do empreendedorismo local, tem como objetivo fomentar o turismo, a cultura e o desenvolvimento social e econômico de forma sustentável.

O secretário de Turismo do Pará, André Dias, assinalou que é de extrema relevância poder dar continuidade a esse projeto que é uma política pública de fomento à produção local.

“O Tempero de Origem tem essa característica de geração de networking entre os produtores, restaurantes e todos que compõem essa cadeia produtiva da gastronomia e do turismo. Vai permitir abrir novos canais de venda para esses produtores, proporcionar a comercialização desses produtos em grandes redes de supermercados ou também como fornecedores para restaurantes, estabelecimentos comerciais e de lazer, em geral”, pontuou Dias. 

Nos dois dias do "Tempero de Origem", 20 produtores locais indicados pela Setur, Sedeme e Sebrae expuseram diversos produtos de origem amazônica, como por exemplo, queijos, licores, doces, farinhas e chocolates. Além disso, 12 restaurantes selecionados pela Abrasel e Setur também participaram do Festival com pratos desenvolvidos exclusivamente para o festival, usando ingredientes locais. A programação também contou com palestras e cozinha show com a participação de chefs paraenses.

Andreia Uchoa, engenheira de alimentos que está à frente das criações do Amazônia Artesanal, falou da experiência adquirida como expositora de um empreendimento com 4 anos de existência, antes somente vendendo pela Internet e há 1 ano e meio com espaço físico próprio em Belém. “É importante dar visibilidade aos nossos produtos, trocar experiências com outros empreendedores, conquistar novos mercados para os nossos produtos e aumentar as vendas. Até mesmo quem sabe exportar”, revela após contatos construídos durante o Festival.

Ela cria e desenvolve os produtos a partir das técnicas aprendidas na faculdade, utilizando como inspiração os insumos e a matéria-prima amazônica. As geleias de pupunha e de alho caramelizado foram sucessos de vendas durante os dois dias do evento.

Já Naianny Maia, de Mocajuba, sócia da Cacauaré, participou pela primeira vez do festival, expondo seus produtos de cacau e chocolate desenvolvidos há um ano com a família, após um curso de capacitação e consultoria com o chocolatier César De Mendes. "Neste domingo o movimento de vendas está sendo muito bom. Queremos contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau nativo da Amazônia, que é tão importante para o nosso estado e também para o fortalecimento da nossa cultura gastronômica", afirma.

Como parte da programação, o público pode apreciar shows de artistas da terra, com nomes como Thamires Alves e Fé no Batuque, Gêh Rodriguez, e o Charme do Choro com Lorena Monteiro. As edições do Festival "Tempero de Origem" são resultado de uma realização da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), e ainda o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Pará e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (Abrasel).