Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E SAÚDE

CIIR promove treinamento Parental Teórico para acompanhantes de pessoas com autismo

A ampliação de conhecimentos visa acelerar as respostas dos usuários às terapias aplicadas no Centro de Inclusão e Reabilitação

Por Governo do Pará (SECOM)
08/12/2022 15h40

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) promoveu na última quarta-feira (07) mais uma edição do treinamento “Parental Teórico”, conduzido pelo Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro do Autista (Natea), reunindo pais e responsáveis das pessoas atendidas, a fim de potencializar respostas no quadro clínico dos usuários.

A ação de educação em saúde tem como objetivo ensinar aos pais e responsáveis procedimentos terapêuticos realizados no Natea, como a terapia Applied Behavior Analysis (Análise do Comportamento Aplicado - ABA). A iniciativa reforça no ambiente familiar a terapia feita com os profissionais no Centro. A agilidade de resposta do usuário é mais efetiva com terapia no Natea e em casa. “É como você estudar na escola e estudar em casa. A pessoa fica mais preparada para as provas”, frisou o facilitador Thiago Batista, terapeuta de ABA no Centro de Inclusão.O treinamento conduzido por profissional do Natea foi realizado no auditório do CIIR

Além da parte teórica, ministrada quinzenalmente, sempre quartas e quintas-feiras, os acompanhantes dos usuários ainda participam do treino “Parental Prático” no Natea, as sextas-feiras.

Uma das participantes do treinamento, Cristiane Saavedra, 41 anos, mãe de Nicolas, 5 anos, que há quase dois anos é assistido pelo Natea, disse que as capacitações são fundamentais para o dia a dia com o filho. “É extremamente importante esse treinamento porque nós, pais, não temos as habilidades técnicas do profissional que acompanha os nossos filhos. A gente precisa dessas habilidades, principalmente porque como eles têm intimidade conosco, na forma familiar, sabem os nossos pontos fracos”, ressaltou.

Suporte - Cristiane Saavedra acrescentou que, com o treinamento, aprende técnicas para contornar um momento de crise do filho. “Os profissionais nos dão esse suporte de como agir. Até um tempo atrás eu tinha dificuldades em lidar com certas desorganizações do meu filho. Na rua, quando saíamos, ele corria na minha frente. Hoje, com as técnicas e o diálogo no treinamento, já consigo contornar as situações. Durante esse tempo de atendimento no CIIR, o meu filho teve grandes melhoras durante todo esse processo no ABA, tanto na questão terapêutica, quanto na questão médica”, contou a mãe de Nicolas.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Pallmer Barros - Ascom/CIIR