TerPaz realiza curso de capacitação para guardas civis municipais do Estado
Dividido em 3 módulos com 40 horas, atividade ministrada por profissionais da área da segurança pública aborda disciplinas como História e Cultura
Iniciou na segunda-feira (5), o curso de capacitação em Direitos Humanos e Cidadania promovido pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), por meio do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), voltado à formação de guardas civis municipais de várias regiões do Estado.
O curso é uma parceria entre a Seac e a Federação de Entidades de Guardas Municipais e está ocorrendo, de 8h às 17h, no auditório Ione Coelho, na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil.
“As inscrições foram realizadas online e ficaram a cargo da própria federação que contactou os comandantes de cada município, mais de 20 municípios de diversas regiões do Pará se inscreveram, incluindo o arquipélago do Marajó. O curso é dividido em 3 módulos com total de 40 horas e é ministrado por professores referências na área de segurança pública”, informou Carol Sales, gerente do Núcleo de Articulação da Cidadania, da Seac.
Entre as disciplinas, os participantes do curso irão aprender sobre História, Cultura e Imagem Institucional da Guarda Civil Metropolitana, o Papel da Guarda Civil Metropolitana e a Lei 13.022/2014, que institui normas gerais para as guardas municipais, além de oficinas de Vivências em Segurança Cidadã.
“Esse é o primeiro curso que envolve 25 entidades da Guarda Civil Municipal, e é de extrema importância a realização dele, para que esses servidores possam conhecer mais a essência do que é ser um guarda civil, sobre a lei que rege a instituição, até porque muita gente confunde o papel da Guarda Civil com a Polícia Militar. Nós somos responsáveis pela segurança pública no município, atuando no cuidado e preservação de patrimônios, mas também na segurança dos cidadãos”, informou Esaú Araújo, presidente da Federação Paraense dos Guardas Municipais (Fepeguam).
Esaú ressalta a importância dos guardas em adquirir os conhecimentos abordados no curso. “Para ser um protetor do cidadão, devemos estudar e saber mais sobre os estudos jurídicos e sociológicos dos direitos humanos. Estamos muito gratos por essa parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Cidadania e a Secretaria de Segurança Pública devido a essa importância no conhecimento, no saber”, concluiu.
As aulas serão realizadas até a próxima sexta-feira, dia 9 de dezembro.