Adepará promove curso de agente vacinador para 'Brucelose' em mais três municípios
Bom Jesus do Tocantins, Primavera e Bonito terão aulas teóricas e práticas conforme o Programa Estadual de Controle da infecção bacteriana
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) realiza, a partir desta sexta-feira (2), os últimos cursos de Agente Vacinador para Brucelose do ano de 2022. As aulas teóricas e práticas ocorrerão nos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Primavera e Bonito. Em algumas cidades, o número de inscritos já chega a 30 pessoas.
O curso integra as ações do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PECEBT) da Adepará e tem como objetivo diminuir o impacto negativo de doenças na saúde animal e na saúde pública, promovendo maior competitividade à pecuária paraense.
Fiscais estaduais agropecuários da Adepará, médicos veterinários, ministram os cursos cuja finalidade é aumentar o número de profissionais aptos a realizar esse serviço em todos os municípios paraenses.
Após a formação, os agentes vacinadores ficam sob a responsabilidade de um médico veterinário privado cadastrado junto a Gerência do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose ou sob a responsabilidade do fiscal estadual agropecuário (médico veterinário) do Serviço Veterinário Oficial (SVO), caso o município não disponha desses profissionais o fiscal agropecuário do SVO assume essa responsabilidade pelos agentes vacinadores.
Os agentes vacinadores auxiliam os médicos veterinários e são capacitados para atender às comunidades onde moram contribuindo com o Programa, que tem como objetivo reduzir a prevalência e a incidência destas doenças no Pará, visando a erradicação, conforme preconiza a Instrução Normativa 10, de 3 de março de 2017.
Para participar dos cursos, os interessados devem ter 18 anos completos. Durante a formação, eles são conscientizados sobre a importância do programa, recebem orientações sobre a doença, aprendem a vacinar e a fazer uso de equipamentos de proteção.
Desde o início do ano, já foram realizados 38 cursos e mais de 678 agentes vacinadores receberam certificados em diversos municípios paraenses. A previsão é de que até o final do ano tenham sido formados nos cursos promovidos pela Agência, num total de 731 agentes e realizados 41 cursos.
“Nós temos alcançado grande êxito nessa formação de agentes vacinadores em todos os municípios onde os cursos foram realizados. A capacitação também oportuniza aos médicos veterinários uma atualização sobre o programa sanitário e sobre as mudanças que ocorreram na legislação referente ao programa. O curso tem sido bem recebido e avaliado pelos participantes e muito procurado pelo público-alvo, o que nos anima quanto aos resultados esperados a médio e longo prazo, os quais espera-se que sejam promissores para o PECEBT", frisa a gerente do programa, médica veterinária, Samyra Albuquerque.
Brucelose e Tuberculose Animal
A brucelose e a tuberculose são zoonoses que causam grandes prejuízos à pecuária. Por se tratar de uma doença sem cura e altamente contagiosa, causada por bactéria, a vacinação é a melhor forma de proteger o rebanho. A imunização é obrigatória e deve ser feita por médico veterinário cadastrado no serviço veterinário oficial e comprovada na Adepará. Devem ser vacinadas todas as fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade, somente uma vez na vida.
Além da vacinação, a Adepará realiza a certificação de propriedades livres ou monitoradas e que ofereçam ao consumidor produtos de baixo risco sanitário.
Cronograma
Curso de Agente Vacinador
02/Dez - Bom Jesus do Tocantins
06 e 07/Dez - Primavera
13 e 14/Dez - Bonito
Texto de Rosa Cardoso / Ascom Adepará