Governador do Espírito Santo apoia candidatura do Pará como sede da COP 30
Renato Casagrande anunciou seu posicionamento em evento realizado em São Paulo, após pronunciamento do governador Helder Barbalho
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou na noite desta sexta-feira (25) seu apoio à articulação liderada pelo governador Helder Barbalho para que o Pará seja a sede da COP 30 (Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), em 2025. A última edição foi realizada neste mês, no Egito.
O posicionamento do governador capixaba foi exposto durante o Fórum Esfera Brasil, realizado em São Paulo. Renato Casagrande participou do evento por videoconferência. “O Pará tem o meu voto, também”, garantiu o governador, concordando com a opinião da jornalista e mediadora do debate, Basília Rodrigues.
Governador Helder Barbalho recebeu o apoio à candidatura do Pará do governador Renato Casagrande por meio virtual“Já estou aqui me inscrevendo para participar lá no Pará. Tive a oportunidade de participar (da COP) no ano passado, em Glasgow (Escócia), e neste ano, no Egito. É um debate importante, e o Helder faz um bom trabalho no Consórcio dos Governadores da Amazônia”, acrescentou Renato Casagrande, que assim como Helder Barbalho foi reeleito em outubro.
O posicionamento do governador do Espírito Santo, estado da região Sudeste, ocorreu após as palavras finais de Helder Barbalho durante o debate, no qual reafirmou que na COP 27 a Amazônia foi o centro das discussões. “Todos os participantes deste evento, de forma direta ou indireta, dialogam com a nossa região, agenda climática e pauta do meio ambiente. O Brasil precisa ter essa dimensão. Chegou o momento e, mesmo que tardiamente, nós fazemos um chamamento nacional para a discussão das mudanças climáticas e o meio ambiente. Precisamos construir uma solução para esse País”, reiterou Helder Barbalho.
COP no Pará - No último dia 16, em Sharm El Sheikh, no Egito, durante a COP 27, ao entregar uma carta pública dos Governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal ao presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, Helder Barbalho pleiteou o que presidente eleito articulasse com a ONU a realização de uma edição da COP no Brasil, em especial na região amazônica.
Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o pedido para o Brasil receber uma edição da COP é estratégico, e se comprometeu com as articulações para que o País receba o evento. “Podem ficar certos que vou falar com o secretário-geral da ONU e vamos pedir para que essa COP de 2025 seja feita no Brasil, e na Amazônia. Temos dois estados aptos para receber qualquer conferência internacional, que são o Amazonas e o Pará”, declarou o presidente eleito.
Desde então, o Pará e o Amazonas estão concorrendo para sediar uma edição da conferência climática no Brasil.