Procon Pará orienta consumidores a aproveitar as ofertas da “Black Friday" com segurança
Na hora de pagar a compra, recomenda-se o uso do cartão de crédito, especialmente quando a compra é pela internet
Nesta sexta-feira (25), última sexta do mês, é a data da tão esperada "Black Friday" edição 2022, o maior evento de ofertas e descontos do setor varejista, aguardado por milhares de consumidores. A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pará), vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), lista uma série de cuidados que os consumidores que vão às compras devem ter.
"A pesquisa de preços deve ser o primeiro item da lista de quem vai comprar no dia das grandes promoções, seguida da verificação das condições de pagamento e juros, a variação de preços entre lojas, o valor do frete e as opções de parcelamento", estes foram os principais pontos elencados pelo diretor do Procon Pará, Eliandro Kogempa, que pede atenção na hora de comprar.
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, na década de 60 e desde 2010 é realizada no Brasil com a intenção de esvaziar o estoque de peças e produtos para reabastecê-los antes do Natal.
Para não cair em promoções de produtos “pela metade do dobro”, é preciso se cercar de alguns cuidados para não ser vítima de golpes on-line. "O consumidor pode, antes das compras, por exemplo, pesquisar a reputação da loja no 'Reclame Aqui' e consultar o CNPJ do comércio na Receita Federal para saber se o e-commerce realmente existe e se está legalizado", é o que alerta o assessor técnico do Procon Pará, Arnaldo Cruz.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura direitos para quem vai comprar durante as promoções. Na hora de pagar a compra, recomenda-se o uso do cartão de crédito, especialmente quando a compra é pela internet, pois é o meio de pagamento mais seguro que garante estorno em caso de golpes.
O CDC também prevê que o consumidor desista da compra dentro do prazo de sete dias, a partir do recebimento do produto, em caso de compras on-line. Outro detalhe importante: o arrependimento não precisa ser justificado, seja por defeito no produto ou outro motivo.
Havendo intercorrências, os consumidores devem procurar o Procon Pará, na sede da entidade, na Travessa Lomas Valentinas, 1.150, entre Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira, em Belém. Outros polos de atendimento são as Usinas da Paz do Icuí, Cabanagem e Benguí, além das Estações Cidadania dos Shoppings Bosque Grão Pará e Pátio Belém.
As reclamações podem ser feitas também pela plataforma consumidor.gov.br, que permite que os consumidores comuniquem diretamente às empresas a resolução de débitos.