Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas mantém selo de excelência em emergência cardiológica

Por Marcelo Leite (COSANPA)
09/11/2022 14h38

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) recebeu esta semana, pelo quarto ano consecutivo, um dos selos de excelência do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia. Organizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em parceria com o Hospital do Coração (Hcor) e a Sociedade Americana de Cardiologia, a premiação reconhece os melhores hospitais do segmento no país em diferentes categorias.   

Nesta edição da premiação, que considera indicadores de atendimento de 2021, o Hospital de Clínicas foi reconhecido com o selo “Platino” pelo trabalho desenvolvido na assistência emergencial de pacientes com sinais e sintomas de síndrome coronariana aguda causada pela obstrução de artérias que aumentam os riscos de infarto agudo do miocárdio, mais conhecido como ataque cardíaco.

No serviço público de saúde do Pará o Hospital de Clínicas é referência no atendimento desse tipo de ocorrência. Em 2021, foram 1.086 atendimentos registrados com diagnósticos relacionados a infarto agudo do miocárdio. Além dessa especialidade, o hospital é referência para o tratamento de outras doenças cardíacas, renais e em saúde mental de alta complexidade.

Para Ricardo Palheta, diretor-presidente da Fundação, a nova premiação é, na verdade, um reconhecimento contínuo ao serviço de emergência cardiológica por parte da Sociedade Brasileira de Cardiologia. “É uma coroação porque mostra que, durante todo esse período, temos mantido a qualidade do serviço de emergência com um atendimento em tempo excelente aos pacientes agudos que chegam em nossa porta”, ressaltou Palheta.

Antes deste último selo Platino, o Hospital já havia sido reconhecido com os selos Ouro (2018) e Platino (2019 e 2020), na categoria Síndrome Coronariana Aguda, e com selos Bronze (2019) e Prata (2018 e 2020), na categoria Insuficiência Cardíaca.  

Vitor Holanda, Ricardo Palheta e Christielaine ZaninottoCardiologista responsável pelo serviço de emergência desta especialidade no Hospital de Clínicas, Vitor Holanda lembra que o processo de avaliação do programa de boas práticas é baseado em critérios de qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Sociedade Americana de Cardiologia, avaliando o atendimento às emergências cardiológicas, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estão entre as principais de morte no mundo.

Para o especialista, “ganhar uma premiação internacional de qualidade em serviço de atendimento de emergência à síndrome coronariana aguda ultrapassa todas as fronteiras do que é qualidade. É motivador e mostra que continuamos trabalhando no caminho certo”, complementa Vitor.

Entre os critérios avaliados pelo programa de boas práticas clínicas estão: tempo de atendimento, medicações prescritas corretamente e a conduta multiprofissional para cada tipo de urgência atendida.