Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA E CIDADANIA

Centro Integrado de Reabilitação investe em realidade virtual para tratar Pessoas com Deficiência

Os óculos de RV são indicados para todas as idades porque ampliam a motivação e a qualidade de vida de usuários e seus familiares

Por Governo do Pará (SECOM)
03/11/2022 17h10

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) oferece terapia de Realidade Virtual (RV), tecnologia com fins psicoterapêuticos, em Pessoas com Deficiência (PcD) física, visual, auditiva e intelectual atendidas pela instituição. Na prática, os pacientes utilizam uma plataforma fornecida e operada por um psicoterapeuta treinado, capaz de permitir à pessoa, em um ambiente controlado, vivenciar experiências com alto grau de realidade, se projetando para diferentes ambientes e cenários.

Segundo o educador físico Reinaldo Costa, a RV pode ser usada no tratamento de todos os tipos de deficiência. “Os cenários são projetados para os óculos de acordo com a especificidade de cada usuário. Se é um deficiente visual, por exemplo, usamos a sonorização para que possa identificar aquela realidade. Caso seja deficiente físico, projetamos uma realidade na qual ele é obrigado a trabalhar os membros afetados”, explicou Reinaldo, destacando que, por meio dessa tecnologia, podem ser trabalhadas diversas habilidades cognitivas, físicas ou intelectuais.A realidade virtual experimentada por Davi Guilherme vem ajudando no desenvolvimento de suas habilidades

A terapia pode ser usada em usuários de todas as idades, e por não ser convencional já registra maior aceitação na continuidade do plano terapêutico.

Socialização - Para Elke Canuto, 48 anos, mãe de Davi Guilherme, 12 anos, usuário do CIIR desde o início de 2022, o óculos de Realidade Virtual garante maior desenvolvimento ao filho, que tem diagnóstico de autismo. “Nossa principal meta, minha e do restante da família, é que o Davi Guilherme possa socializar e ser mais independente. O professor Reinaldo já vem trabalhando a concentração e adaptação a esse novo estilo de terapia”, informou.

Elke ao lado do filho, Davi Guilherme, destaca melhorias no dia a dia do meninoDavi já faz acompanhamento com psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo, e aguarda o período de adaptação para participar dos esportes adaptados. Elke Canuto também destacou que, desde o início da terapia, o menino já está mais acessível, cumprimentando e abraçando os terapeutas. Ele também responde aos comandos e consegue expressar suas vontades. “Para nós é como ganhar na loteria todo dia”, garantiu Elke.

Os óculos de Realidade Virtual são indicados para todas as idades porque ampliam a motivação e, consequentemente, a qualidade de vida de usuários e seus familiares.

Para atendimento no CIIR é preciso encaminhamento das unidades de Saúde, que é acolhido pela Central de Regulação de cada município, e estas encaminham à Regulação Estadual, onde o pedido será analisado conforme o perfil do usuário, por meio do Sistema de Regulação.

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação funciona na Rodovia Arthur Bernardes, 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/2158/2159.

Texto: Thalita Garcia – Ascom/CIIR