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Hospital Público Regional em Paragominas garante serviço de psicologia para usuários

Unidade assegura atendimento também para familiar que acompanhe a rotina hospitalar, desde que solicitado

Por Governo do Pará (SECOM)
25/10/2022 16h06

Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que, em 2019, um bilhão de pessoas no mundo apresentava algum transtorno mental, e a Covid-19 agravou esse quadro. No primeiro ano da pandemia, os casos de pessoas vivendo com depressão e ansiedade, por exemplo, aumentou 25%. Neste cenário, o Hospital Regional de Paragominas destaca a importância dos cuidados com a saúde mental dentro da assistência aos usuários atendidos pela equipe multiprofissional da unidade hospitalar.

De março a setembro de 2022, 3.313 usuários foram atendidos, entre usuários e familiares, estiveram sob os cuidados do serviço de Psicologia no HRPL. O HRPL presta assistência a usuários internados na UTI; Clínica Médica; Clínica Cirúrgica; Pronto-atendimento e agora, recentemente, ao ambulatório de saúde mental dentro do hospital.

Segundo a psicóloga clínica do HRPL, Júlia da Luz Veloso, a psicologia tem o objetivo de viabilizar a melhora do quadro clínico do paciente, ajudando-o a enfrentar, de forma mais equilibrada, o processo de adoecimento. O atendimento também é feito com o familiar que, devido à rotina hospitalar, também é impactado psicologicamente. Então, esse atendimento da psicologia pode ser solicitado tanto pela equipe multidisciplinar quanto pelo familiar ou pelo próprio paciente.

“O HRPL contribui também, por exemplo, ao psicoeducar a população sobre o papel da Psicologia, ao se preocupar com esse paciente na pós-hospitalização o encaminhando para continuar o tratamento em saúde mental no seu município. Ao disseminar pautas, como a campanha ‘Educação em Saúde’, levando informações corretas a população. Além do serviço de atendimento ambulatorial ofertado à comunidade”, destaca a profissional.

Maria de Nazaré Macedo, de 49 anos, moradora do município de Tomé Açu, estava internada há oito dias, e nesse período, foi submetida a duas cirurgias ortopédicas. A usuária, que também faz tratamento para depressão, conta como foi o atendimento prestado pela psicóloga do HRPL, Júlia Veloso.

“Eu gostei muito do atendimento feito pela psicóloga. Ela vinha todo dia aqui, conversava muito comigo. Ela me ajudou muito. Seu atendimento é nota 10. Hoje ela já veio aqui me parabenizar pela minha alta. Os ensinamentos, as orientações que ela me deu, levarei para a vida. Melhorei muito. Pra resumir o atendimento com uma palavra, eu resumo com a palavra ótimo",  reconheceu a usuária.

Ainda conforme a psicóloga, o primeiro contato de muitos pacientes com a Psicologia acontece durante o período de hospitalização no HRPL. Então, muitos se surpreendem ao serem atendidos e passam a compreender o papel desse profissional, superando o preconceito de que “só vai ao psicólogo quem é doido”.

Além disso, frisa Veloso, muitos chegam adoecidos não só fisicamente, mas também psicologicamente. Por exemplo, o paciente que devido a um Transtorno Depressivo Maior deixou de tomar medicação para diabetes; deixou de se alimentar bem; passou a se isolar socialmente e somando uma série de fatores teve sua saúde física comprometida, levando-o a uma internação.

“Quando eu o atendo no hospital, percebo que não é só um quadro de saúde física, é necessário acompanhamento psicológico no período de hospitalização e encaminhamento para que ele continue tratamento pós-período de hospitalização com o profissional do município onde ele mora”, explica.

A profissional frisa que, durante muito tempo, falar sobre suicídio foi considerado tabu na sociedade, e que ainda hoje persistem alguns estigmas que necessitam ser superados.

“Levar informações corretas sobre um tema tão relevante, seja para profissionais da saúde, seja para a comunidade, pode ajudar a salvar vidas. Muitas pessoas ainda pensam que ‘suicídio é falta de Deus’ e acabam deixando de fazer um tratamento adequado ou quando ouvem isso, tem os sintomas intensificados, pois não se sentem compreendidos. Então, informações corretas, claras e objetivas contribuem com a desmistificação de concepções e com o incentivo da população em procurar ajuda ou ajudar quem precisa de maneira correta”, enfatiza a psicóloga.

Acesso ao Serviço de Psicologia - Para que população dos 23 municípios de abrangência assistencial do HRPL tenha acesso aos serviços de psicologia disponível na Unidade é necessário acessar o serviço ambulatorial, por meio de uma entrevista inicial composta por acolhimento emocional; psico-orientações; rastreio das demandas avaliadas e, por fim, encaminhamento para que o paciente receba acompanhamento na unidade de saúde do município em que reside. O agendamento pode ser feito pelo agente de saúde do município de origem do usuário.

HRPL - O Hospital Regional Público do Leste é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de  Saúde Pública (Sespa).

O Hospital presta assistência de média e alta complexidade para uma população de cerca de 800 mil habitantes de 23 municípios da região nordeste estadual. 

SERVIÇO

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones: (91) 3739.1046 / 3739.1253 / 3739.1102.

Texto de Joelza Silva / Ascom HRPL