UsiPaz Icuí-Guajará celebra um ano de funcionamento com 240 mil atendimentos
No aniversário do complexo, população usufruiu dos serviços já disponibilizados normalmente e, ainda, de uma programação especial
Programação com show musical divertiu o público no aniversário de um ano de funcionamento da UsiPaz Icuí-GuajaráUma grande celebração marcou o aniversário de um ano da Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua. A população pôde contar com os serviços já oferecidos regularmente no espaço e, ainda, uma programação especial com show musical, atividades para crianças, como rapel, venda de comidas e artesanato, além de ações de conscientização e prevenção do câncer de mama, dentro da campanha Outubro Rosa.
Emocionado, o coordenador do complexo, João Santos, faz um balanço da trajetória. “Eu só tenho hoje agradecer por estar à frente de uma instituição que tem proporcionado a essa comunidade uma qualidade de vida, que tem atendido essa comunidade de forma excelente, a toda essa equipe que hoje compõe a UsiPaz do Icuí, desde a direção até o rapaz da manutenção, que são de extrema importância para que o espaço esteja hoje com um ótimo funcionamento. Ao todo, são 240 mil beneficiamentos a pessoas que confiaram no nosso serviço, na qualidade do trabalho, tudo isso traduzidos em mudança de vida, transformação. Para mim é ainda mais gratificante porque eu vim dessa comunidade e conheço de perto as necessidades que ela tem, nosso governador do Estado acertou cem por cento na construção dessa estrutura”.
“Maravilhosa. Essa é a segunda vez que eu venho aqui e fui muito bem atendida. Foi marcado aula de hidroginástica para mim e aula de Karatê para o meu filho de 9 anos. A UsiPaz é maravilhosa para mim e minha família, meu filho foi muito bem atendido, jogou bola, foi no cinema, e recebeu o lanche dele. Eu só tenho a agradecer, a Usina da Paz foi uma ideia brilhante porque está abrangendo não só o bairro do Icuí, qualquer pessoa que vem aqui é muito bem atendida”. Relata a moradora do bairro Paar, Lu da Silva Costa, sobre as experiências vividas dentro do espaço multifuncional.
São 365 dias cumprindo o propósito para o qual foi criada, o de levar cidadania, saúde e lazer a comunidade, gerando oportunidades por meio de cursos, oficinas, atendimento médico, e tendo como resultado a transformação na rotina de cada morador, como a vida da dona Arlinda Rodrigues, que hoje não precisa mais buscar longe o que ela consegue encontrar bem perto.
Crianças curtiram as atividades e as brincadeiras feitas especialmente para elas na festa de aniversário do complexo “Tem sido tudo de bom. Antes da Usina eu já fazia atividade física, mas muito longe e uma logística difícil para mim, meu esposo tinha que me deixar e me buscar. Agora não, eu saio da cama e já estou aqui na Usina da Paz, fazendo cursos e atividades para corpo como as aulas de dança que pratico. Gostaria de enaltecer a nossa professora inclusive, ela é magnífica com todos nós”, conta Arlinda.
Arlinda é doméstica, moradora do Icuí-Guajará, e hoje faz parte também de um projeto de dança, o grupo Mover Bem Estar. Ela, junto de outras 20 moradoras do entorno, faz as aulas no espaço da UsiPaz e realiza apresentações nos eventos sediados no complexo. E hoje, aniversário da UsiPaz, não podia ser diferente. O coletivo levou muita alegria ao som de músicas dançantes com coreografias criadas por elas e a monitora do curso.
A coordenadora do TerPaz dentro da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Alessandra Amaral, prestigiou o momento e fez um resumo do desempenho do órgão até aqui, que já soma mais de 12.600 atendimentos de saúde. “Nós tivemos vários atendimentos de saúde, odontológicos, psicológicos, encaminhamentos para exames e consultas especializadas, também trabalhamos muito a prevenção em cada mês alusivo, então foram momentos incríveis que certamente mudaram a vida das pessoas”. Ainda de acordo com a gestora, para receber qualquer assistência médica dentro da Usina da Paz basta ter o cartão do SUS.Moradoras atentas à palestra sobre cuidados com a saúde
“É entusiasmante ver tudo o que conseguimos mudar em um ano por aqui. Todas as vidas e rotinas transformadas positivamente, a juventude podendo ter uma formação valorosa, mulheres em situação de vulnerabilidade tendo, finalmente, espaço e oportunidades no mercado de trabalho. São mudanças que vão gerar, certamente, um futuro bem diferente da realidade que encontramos quando o Territórios Pela Paz chegou aqui. Então, nós sentimos uma imensa e prazerosa sensação de o dever está sendo cumprido”, declara Ricardo Balestreri, titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável pelo Programa TerPaz, a qual pertence as Usinas da Paz.
Para quem mora há mais de 20 anos no bairro, ver o cenário mudar tem sido gratificante. “É um bálsamo. O Icuí estava muito esquecido, precisava de mais incentivo do Governo como esse, eu já fiz cinco cursos aqui de gastronomia, onde aprendi muito, minha mãe participa agora das aulas de dança. Então é uma alegria para o bairro, afastando também essa imagem sombria que o bairro tinha de ser perigoso, isso traz mais visibilidade positiva para o Icuí”. Expressa Eliane Batista, dona de casa.
Texto da Ascom Seac