Hospital Regional da Transamazônica aumenta oferta de mamografias
Pacientes podem realizar agendamento do exame pela central de regulação dos municípios da Região do Xingu
No mês dedicado à campanha “Outubro Rosa”, que alerta para a prevenção e tratamento contra o câncer de mama, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, sudoeste do Pará, dobrou a quantidade de exames de mamografias ofertados à população.
Segundo Instituto Nacional de Câncer (INCA), a mamografia é um exame de rastreamento da doença, que possui eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama. O diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.
Em 2022, o INCA estima 66.280 novos casos da doença no País. Atento aos riscos à população, o HRPT está ofertando 126 exames extras de mamografia este mês.
"Com esse reforço, vamos fortalecer a rede e diagnosticar precocemente o câncer de mama na nossa região, aumentando as chances de cura. Aqui no HRPT, nós vestimos a camisa da campanha Outubro Rosa, realizando palestras, entregando folhetos informativos e ofertando exames extras para a população", afirmou a diretora Assistencial do Regional da Transamazônica, Luciane Madruga.
O hospital, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde, já realiza regularmente 126 mamografias. A unidade é referência para mais de 500 mil pessoas nos nove municípios da região do Xingu.
Como agendar o exame?
O agendamento dos exames de mamografia no Hospital Regional da Transamazônica será realizado mediante solicitação à Central de Regulação de cada município da região do Xingu.
Após a realização do exame, as pacientes que apresentarem alguma alteração no resultado serão encaminhadas para consulta com o médico mastologista, que avaliará o resultado e dará as orientações necessárias para cada caso.
Ações internas
Durante todo este mês de outubro, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), está realizando atividades de educação em saúde com orientações e distribuição de material educativo para as colaboradoras da unidade.
O público-alvo são as profissionais com idades entre 50 e 69 anos, que estão realizando o agendamento do exame de mama.
“O principal objetivo da nossa ação é conscientizar os pacientes, acompanhantes e nossas próprias colaboradoras sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de mama. Um diagnóstico precoce, atrelado ao rastreamento, pode salvar vidas”, afirma Débora Santos, enfermeira do Trabalho.
O HRPT é reconhecido nacionalmente como um dos melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade possui a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento atesta a qualidade dos serviços prestados à população no interior do Pará.
Texto: Karine Sued