Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup monitora a Trasladação e mobiliza 1,4 mil agentes para dar segurança aos devotos

Até às 18 horas, quando se iniciou a procissão que leva a imagem da Virgem de Nazaré à Cidade Velha, não houve registro de ocorrências

Por Roberta Meireles (SEGUP)
08/10/2022 18h31

Policiais estão em vários pontos estratégicos da Trasladação para garantir que devotos possam expressar a sua fé em segurança A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou neste sábado, 8, às 18 horas, que monitora a saída da Trasladação desde que a imagem Peregrina foi colocada no andor, após a Santa Missa no colégio Gentil Bittencourt, para percorrer 3,5 km.  A expectativa é de 1,4 milhão de participantes.

Efetivo - Na Trasladação,  a última procissão deste sábado, 8, foram mobilizados mais de 1.400 agentes de segurança pública no trajeto e percurso da romaria. A Polícia Civil reforçou o efetivo com agentes nas unidades policiais de São Brás e Comércio, para atendimentos, além da unidade instalada no CICC Móvel, em Nazaré, para registros de boletins de ocorrências. Até às 18 horas não havia ocorrências registradas.

Agentes do Detran também atuam entre o Colégio Gentil Bitencourt e a Sé para ordenar o trânsito no trajeto da Trasladação Trânsito - Desde às 13h, cerca de 193 agentes do Departamento de Trânsito e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) trabalham no trajeto que se iniciou no Colégio Gentil Bittencourt em direção à Catedral Metropolitana, no bloqueio de 14 pontos e ordenamento do trânsito no entorno.

Monitoramento - De aproximadamente 70 câmeras instaladas no percurso das romarias, 19 câmeras monitoram o trajeto da Trasladação, espelhadas nos Centros Integrados de Comando e Controle Fixo e Móvel. 

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré ocorre na capital paraense em sua 230ª edição, com a movimentação de mais de 2 milhões de pessoas. O evento é considerado a maior festa religiosa do mundo. Ao todo, 13 romarias são realizadas na quadra nazarena, que se estende por quinze dias.

*Texto de André Macedo (Ascom / Segup)