Fasepa promove encontro com famílias para fortalecer vínculos socioeducativos em Icoaraci
Iniciativa do Centro de Atendimento em Semiliberdade (CAS I) prioriza o acolhimento e a participação ativa dos familiares no processo de ressocialização dos jovens
O Centro de Atendimento em Semiliberdade (CAS I), da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), localizado em Icoaraci, promoveu, nesta sexta-feira (27), um encontro com familiares dos socioeducandos em medida de semiliberdade, com o tema “Família: um olhar além da socioeducação”. A iniciativa teve como foco o fortalecimento do diálogo e dos vínculos entre socioeducandos, familiares e servidores.
De acordo com a advogada e gerente técnica do CAS 1, Anne Sousa, o momento foi marcado pelo acolhimento, escuta e participação ativa das famílias, que se mostraram receptivas e engajadas ao longo de toda a atividade. O encontro foi conduzido de forma sensível e respeitosa, promovendo trocas significativas entre a equipe técnica e os familiares.
A programação proporcionou um espaço de diálogo aberto, contribuindo para o fortalecimento de vínculos e para a construção de um ambiente de confiança e cooperação no processo socioeducativo. A iniciativa reforça a importância da participação familiar como elemento essencial no acompanhamento e na ressocialização dos adolescentes atendidos.
Uma das mães presentes destacou as mudanças percebidas no comportamento do filho durante o acompanhamento socioeducativo. “Ele tem demonstrado mais afeto, responsabilidade e compromisso. Vejo que ele está mudado. Quando vai pra casa, não sai e conversa bem mais comigo”, relatou, evidenciando os impactos positivos do trabalho desenvolvido pela equipe.
Segundo a gerente técnica, o momento reforçou a importância da participação familiar no processo socioeducativo. “O encontro foi avaliado como positivo e emocionante, evidenciando o papel fundamental da família na trajetória socioeducativa e no desenvolvimento dos jovens”, destacou.
A iniciativa está alinhada ao que preconiza a Lei nº 12.594/2012, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e destaca a família como elemento fundamental no processo de acompanhamento dos adolescentes. A legislação reforça que o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários é essencial para a efetividade das medidas socioeducativas, contribuindo para a responsabilização, o desenvolvimento pessoal e a reintegração social dos jovens atendidos.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)

