Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO E SEGURANÇA

Detran garante segurança para que devotos participem da tradicional Moto Romaria

Detran organizou barreira de contenção especial para garantir que não houvesse riscos à vida ou motocicletas irregulares durante a procissão

Por Giovanna Abreu (SECOM)
08/10/2022 12h59

Rosana Gonçalves armou um altar na sua motocicleta para homenagear a Virgem de Nazaré: "Meu coração só falta explodir"O ronco dos motores e as buzinas anunciam o início da Moto Romaria 2022, que volta às ruas após dois anos sem ser realizada por conta da pandemia. "Eu fico completamente arrepiada. Meu coração só falta explodir de tanta alegria em ver a fé do povo paraense. O ronco dos motores alivia nossa alma, a procissão tira do coração tudo que é de ruim e traz mais fé e esperança pro povo. É uma dádiva poder viver isso de novo", ressalta a administradora Rosana Gonçalves, que pela primeira vez vem com a moto dela para a procissão. 

Milhares de devotos motociclistas acompanharam o cortejo da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, em um percurso de quase três quilômetros, desde a Escadinha do Cais do Porto até o Colégio Gentil Bittencourt, onde a imagem fica abrigada até a saída para a Trasladação à noite. 

Josiana Silva produz todos os anos a berlinda conduzida na moto da família: "só quem participa do Círio sabe o que é viver isso"

Motos decoradas com flores, palha, miriti, entre outros artigos regionais, além de pequenas imagens de Nossa Senhora de Nazaré coloriram o cortejo. A artesã Josiana Silva confecciona, há 10 anos, a berlinda da moto da família, de acordo com a temática do ano, para participar da Moto Romaria. 

"Essa é a minha forma de agradecer a Nossa Senhora pela saúde de todos após esses dois anos tão difíceis, lembrando que não perdemos a fé em momento algum. Esse reencontro é muito especial. É muita emoção, só quem participa do Círio sabe o que é viver isso", conta a devota. 

Kelly Siqueira não consegue conter a emoção e chora: momento de rezar por todas as vidas que foram vítimas da covid-19
Com as lágrimas de emoção escorrendo pelo rosto, a administradora Kelly Siqueira, relembra que no auge da pandemia teve medo de não ser possível a volta do Círio presencial. 

"Eu não consigo achar palavras para descrever o que é voltar a viver uma Moto Romaria. Precisamos agradecer pela nossa saúde e rezar por todas as vidas que se foram vítimas da Covid-19. Enquanto puder vir, estarei aqui para demonstrar toda a minha fé e gratidão à Santinha", diz emocionada. 

A imagem da Virgem de Nazaré é conduzida pela Moto Romaria até o Colégio Gentil Bitencourt, de onde sairá em Trasladação
Além das motos, a procissão também contou com a participação de um grande público, que assistiu a passagem do cortejo nas calçadas e janelas de prédios localizados no trajeto. A Moto Romaria foi criada, em 1990, por iniciativa da Federação Paraense de Motociclismo. 

Detran 

Agentes do Detran fizeram intensa fiscalização na documentação das motocicletas e dos condutores para garantir segurançaMais de 230 agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) fazem parte da Operação Círio 2022 e atuam nas procissões da festividade nazarena. Na Moto Romaria, o órgão atua preventivamente e ostensivamente na barreira de contenção especial, na avenida Marechal Hermes com avenida Visconde de Souza Franco, criada para garantir a segurança dos promesseiros e inibir infrações de trânsito. 

O coordenador da operação do Detran na Moto Romaria, Walisson Souza, ressalta a importância do rigor da fiscalização para evitar situações que podem colocar em risco a vida dos romeiros. "O objetivo é garantir a segurança de todos que participam da procissão. Entre as principais fiscalizações, estão o uso de escapamento irregular e barulhento, verificação de veículos fruto de roubo e furto, condutores sem capacete, veículo com excesso de passageiro, conduzir veículo sem placa ou com a placa coberta, entre outras infrações", pontua. O teste do etilômetro também será aplicado, se necessário, ao longo da operação. 

Motocicletas com irregularidades constatadas durante a fiscalização foram apreendidas durante a fiscalização do DetranOs agentes fizeram a interdição das vias de acesso à Moto Romaria, Transladação e Círio. O bloqueio das vias iniciou às 6h de sábado, e as vias serão reabertas somente ao final do Círio, no domingo. O acesso será permitido somente aos moradores da área, mediante apresentação do comprovante de residência. 

Mais de 12 mil agentes das forças de segurança pública estadual, além dos órgãos parceiros, estarão empregados nas ações do Círio, além de mais de 1.500 viaturas, 04 lanchas e 01 aeronave. São 20 pontos fixos de apoio ao longo dos trajetos das romarias. 

O diretor de produções do Círio de Nazaré, Antônio Souza, destaca como fundamental o papel do Governo do Estado para a realização das procissões, sobretudo, dos órgãos de segurança e saúde. 

"Não teríamos chance nenhuma de êxito sem o apoio do Governo do Estado. Os órgãos estão fazendo um trabalho maravilhoso conosco. As motos que participam da procissão entram pelo portal de acesso organizado pelo Detran e se posicionam com antecedência para seguir na terceira procissão do dia. Trabalhamos muito na organização para garantir a tranquilidade da festividade", pontua o diretor.