Centro Integrado de Comando e Controle monitora Traslado para Ananindeua
Trajeto de 50 quilômetros da romaria tradicional foi acompanhado em tempo real pelas forças de segurança, em Belém
Agentes da segurança pública no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) na avenida Almirante Barroso, em Belém Com percurso de 50 quilômetros, a segunda procissão do Círio de Nazaré, o Traslado para Ananindeua e Marituba realizada nesta sexta-feira (07) foi acompanhada em tempo real pelas forças de segurança no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na avenida Almirante Barroso, em Belém.
Com início às 8h, após Santa Missa na Basílica Santuário, a Imagem Peregrina foi colocada no andor em uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para garantir a segurança de romeiros e devotos, a Polícia Militar, neste evento, contou com um efetivo de 400 agentes, além do efetivo do dia.
O trânsito foi bloqueado em 23 pontos, pelos órgãos de trânsito, a fim de assegurar a fluidez do traslado. Assim que a imagem ultrapassava estes pontos o trânsito era liberado.
Centro Integrado acompanhou 49 homenagens previstas ao longo do traslado nesta sexta-feira (7) A ação contou com órgãos de saúde atendimento de emergência como Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil para articular os atendimentos.
Do CICC foi possível acompanhar todas as 49 homenagens previstas ao longo do percurso que incluem paradas rápidas, diminuição de velocidade ou mesmo a descida da Imagem.
Através do mosaico de câmeras do videomonitoramento do Centro Integrado de Operações, o Ciop, foi possível acompanhar a evolução da romaria até à chegada, na Igreja Matriz de Ananindeua. Com câmeras espalhadas durante todo o trajeto, os agentes, que atuaram como pontos focais, tinham tempo hábil para antecipar e evitar bloqueios.
Às 11h, na parada prevista em uma universidade na BR-316 km, já haviam sido percorridos 13,4 km do trajeto. Sem maiores intercorrências, a avaliação do representante da Segup, coronel Glauco Coimbra era de um traslado tranquilo e dentro do esperado.
"Conforme o que foi planejado em reuniões operacionais tudo está ocorrendo segundo o 'script'. A presença dos líderes situacionais e dos órgãos em diferentes níveis de governo garantindo que tudo esteja seguindo bem. Agora, após o almoço, vamos para a segunda etapa do percurso até sua chegada", pontuou o coronel.
Traslado para Ananindeua
A Procissão do Traslado é realizada desde 1992 e é a mais longa de todas as romarias do Círio. No trajeto, empresas, órgãos públicos, instituições, condomínios residenciais e vários devotos prestam homenagens a Nossa Senhora de Nazaré.
Operação Círio 2022
Mais de 12 mil agentes das forças de segurança pública estadual, além dos órgãos parceiros, estarão empregados nas ações durante a "Operação Círio 2022", articulada e coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que vem sendo planejadas há alguns meses antecedentes à programação. Também serão empregadas mais de 1.500 viaturas, 04 lanchas e 01 aeronave.
Texto de André Macedo / Ascom Segup