Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa realiza pela primeira vez licitação para reforma e ampliação de hospital em São Caetano de Odivelas

Por Melina Marcelino (SESPA)
20/06/2022 20h12

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) realiza processo licitatório para a contratação de empresa de engenharia e/ou arquitetura que realizará a execução da obra de reconstrução e ampliação do Hospital Municipal de São Caetano de Odivelas, no nordeste do Pará. 

Esta é a primeira vez que a Secretaria realiza a concorrência pública de forma independente, ou seja, sem a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). A abertura do processo 001/2022, iniciou na manhã desta segunda-feira (20), onde foi feito o credenciamento dos licitantes. 

O diretor de engenharia e projetos da Sespa, Gustavo Lobato, explica que o projeto do hospital foi realizado pela divisão de engenharia e arquitetura da Secretaria e por isso foi possível ter subsídio para fazer o termo de referência, montar o edital para lançar a licitação. “Junto coma comissão jurídica da CPL montamos o edital e lançamos o certame. Esta é a primeira vez que a Sespa vai licitar uma obra sem passar pela Sedop, apesar de ser um grande parceiro e atender nossas demandas. Mas tomamos a iniciativa para dar celeridade e atender pequenos projetos. A ideia é conseguir finalizar o mais rápido e colocar a obra adiante. O hospital já não obedece algumas normas estabelecidas e a obra vai atualizar e ampliar o leque de serviços que já são prestados”.   

Todos os documentos serão analisados pela Comissão de Licitação da Sespa e o resultado final será lançado no Diário Oficial do Estado. 

Segundo a presidente da comissão de licitação da Sespa, Camila Uliana, nesta primeira etapa foi realizada o credenciamento dos licitantes, com sessão semipresencial, onde ocorreu a entrega dos envelopes de habilitação e propostas. Após o resultado de habilitação, as empresas terão um prazo de cinco dias para apresentarem os recursos.  

As empresas interessadas no certame devem seguir as regras estabelecidas no edital. “Esperamos contratar uma excelente empresa para realizar a execução do projeto do São Caetano. A região ganha muito com esta obra, que já atende também os municípios de Vigia, Colares e Santo Antonio do Tauá", destacou o secretario de saúde, Rômulo Rodovalho. 

Atualmente, o hospital possui 21 leitos de internação, um laboratório de análises clínicas e 1 sala de Raio-X. Com a nova proposta, a unidade hospitalar aumentará sua capacidade ampliando o número de leitos para 30, sendo dois destinados para isolamento, quatro para clínicas básicas, além de leitos para atendimento as gestantes da região e leitos para urgência e emergência. O projeto prevê, ainda, 1 sala e ultrassonografia, 1 sala para realização do exame de eletrocardiograma e 1 sala para o procedimento de endoscopia, onde será possível colher material para biopsia e encaminhar ao laboratório mais próximo da região.

O valor estimado para a obra é de R$ 15,5 milhões.

Texto: Tatiane Freitas