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HUMANIZAÇÃO

HGT implanta método "pit stop" antes de procedimentos cirúrgicos

Objetivo é aumentar ainda mais a segurança do paciente, reduzindo riscos

Por Governo do Pará (SECOM)
17/06/2022 09h20

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado no sudeste paraense, inovou mais uma vez ao implantar o projeto “Pit Stop da Cirurgia Segura” com o objetivo de aprimorar a atuação da equipe multidisciplinar na admissão do usuário no Centro Cirúrgico para a realização de procedimentos, reduzindo assim, os riscos cirúrgicos, assegurando mais qualidade ao processo.

Com uma proposta lúdica e humanizada, o ambiente hospitalar na entrada do bloco cirúrgico é bem característico dos famosos boxes de campeonatos automobilísticos, simulando as paradas técnicas do carro para verificar as condições mecânicas. A “parada técnica” do usuário é o ponto de checklist pré-operatório.

Segundo a enfermeira gerente assistencial do HGT, Ane Francy, o projeto tem como embasamento o Protocolo de Segurança do Paciente de Cirurgia Segura, do Ministério da Saúde (MS). “O objetivo da metodologia adotada é uma comunicação visual com itens que devem ser checados antes do usuário entrar no Centro Cirúrgico. Este formato leva os profissionais ao cumprimento das barreiras propostas a fim de mitigar riscos aos pacientes em um momento tão importante que é uma cirurgia, desta forma, os usuários assistidos terão uma experiência ainda mais segura na unidade hospitalar”. 

De acordo com o enfermeiro do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Milton Peixoto, “a ideia do projeto é prevenir os eventos adversos, que a falta de uma sistematização pode levar, monitorando, divulgando e buscando continuamente ações de melhorias do processo”, observou.

No Pit Stop foram colocados adesivos nas paredes em forma de lembrete à segurança do usuário. “Sinalizamos com frases do tipo: se a pessoa está em jejum; retirar os adornos; o termo de consentimento informado e perguntas importantes de confirmação pessoal, tais como o nome do usuário a cirurgia que vai realizar; a sua idade; qual o procedimento; entre outros pontos importantes”, finalizou Ane Francy. 

A primeira usuária a utilizar o serviço foi Valdirene Borges, que aprovou a conduta do HGT. “Achei muito legal este novo formato de acolhimento no Centro Cirúrgico no HGT. Este método é humanizado e dá mais tranquilidade para entrar na sala, e isso, transparece que os profissionais estão mais preparados e mostra que são competentes por toda esta estrutura disponibilizada”, analisou no momento do checklist

Em 2021, o HGT realizou cerca de 2 mil procedimentos cirúrgicos. Nos primeiros cinco meses de 2022, já conduziu 722, isto é, o histórico pode ser superado com uma média de pouco mais de 180 procedimentos por mês.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pallmer Barros/Ascom HGT