Plantio de mudas de flores e espécies frutíferas deve mudar paisagem de Gurupá
Projeto de Arborização Urbana integra uma programação contínua com foco em espécies nativas da Amazônia
Na última semana, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) promoveu concomitantemente em todo o Pará, o escritório local participou de um mutirão na sexta-feira (10) que garantiu o plantio de 40 mudas de ipê branco e ipê amarelo nas praças Matriz e Mariocay, no Centro, próximo à orla do rio Amazonas. A previsão é que em três anos as árvores comecem a florir.
Coordenada pela Emater e Prefeitura, com o envolvimento de várias outras entidades, o Projeto de Arborização Urbana é uma programação contínua com foco em espécies nativas da Amazônia.
A engenheira florestal da Emater Simone Damasceno, especialista em Segurança do Trabalho, explica que uma das preocupações do Plano Diretor é compensar o desequilíbrio que a inserção aleatória de espécies exóticas provoca à bioarquitetura, como o comprometimento de fiação elétrica, de rede elétrica e dos espaços de passeio.
“Começamos com o Dia do Meio Ambiente, dia 5 de junho, e agora é só adiante. O objetivo é proporcionar, em conjunto, educação ambiental, estabilidade climática, conforto climático, saúde física e mental da população, melhoria de qualidade do ar, redução da poluição sonora”, enumera.
O quilombola da Comunidade Jocojó Fábio Muniz, 38 anos, servidor público, acredita que “foi uma honra plantar com as próprias mãos. Nós somos guardiões da floresta, mas também da cidade: trazer mais árvores dá beleza e sentido à vida em comunidade”, completa. Ele espera que o Projeto seja estendido à zona periurbana e à zona rural.
Semana do Meio Ambiente
As ações incluíram plantio de mudas frutíferas em meio hectare e palestras sobre hortas em pequenos espaços na Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F) Raimundo Ribeiro Dias. A ideia é que se possa usar polpa de frutas na merenda escolar.
No próximo dia 18 de junho haverá a primeira Ecobike e Caminhada Ecológica, com saída na Itapereira, comunidade de agricultores, e chegada à Praça Mariocay, em uma trilha de terra de 2,5 km.
A inscrição para o evento é um quilo de alimento não perecível. O total arrecadado será doado para famílias carentes.
Texto: Aline Miranda/Ascom Emater