Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E INCLUSÃO

Secult promove 2ª edição do 'Domingo da Acessibilidade' no centro histórico de Belém

Acervo dos museus, Turismo Acessível, feira inclusiva e várias atrações culturais gratuitas esperam pelo público

Por Governo do Pará (SECOM)
10/06/2022 16h36

Para democratizar o acesso ao acervo dos museus vinculados à Secretaria de Estado de Cultura (Secult) será realizada, no próximo domingo (12), a segunda edição do Projeto Domingo da Acessibilidade e Inclusão, que visa aproximar a pessoa com deficiência (PcD) dos espaços culturais. Promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secult, que administra o Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), a ação tem entrada franca.

A programação ocorre todo segundo domingo do mês na Sala dos Sentidos, localizada na sacristia da Igreja de Santo Alexandre, das 09 às 17 h. No momento, são oferecidas aos visitantes algumas das peças que compõem o acervo do Museu de Arte Sacra, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Museu de Gemas do Pará, Museu da Imagem e do Som, Museu do Forte do Presépio e Museu do Círio.Igreja de Santo Alexandre, onde funciona o Museu de Arte Sacra, abriga a Sala dos Sentidos

Para atender ao público PcD, as obras contam com audiodescrição e textos com informações em Braille, além da mediação feita por educadores especializados do SIMM. A Sala dos Sentidos foi pensada para atender à demanda de pessoas com baixa visão, surdez e outras deficiências.

O objetivo é ampliar o serviço para alcançar mais pessoas que necessitam de acompanhamento específico, contribuindo para a contínua inclusão social, informa Raimundo Calandrino, coordenador de Educação e Extensão do Sistema Integrado. “A sala é uma experiência que o visitante tem com esse acervo, contendo cada peça dos museus da Secult”, acrescenta.

Para o secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, as políticas públicas estaduais permitem o acesso de todos os cidadãos aos museus e memoriais, fazendo da cultura um instrumento de pertencimento, cidadania e direito à educação. “O Domingo da Acessibilidade garante o direito das pessoas que possuem algum tipo de deficiência a acessar o conteúdo da Secretaria de Cultura, dos espaços, e realizar a inclusão e democratização efetiva da política pública da cultura no Pará”, ressalta o secretário.

Turismo Acessível – O público poderá participar ainda do “Turismo Acessível”, no mesmo dia (12), no Complexo Feliz Lusitânia, das 08 às 12 h. A ação oferecerá guia turístico, feira de inclusão e apresentações culturais. A iniciativa é da Prefeitura de Belém, em parceria com a Secult. 

A atividade tem acompanhamento de profissionais de libras (língua brasileira de sinais) e conta com audiodescrição. A partir das 09 h estará funcionando a feira inclusiva, com venda de comidas e conteúdos de instituições voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência. As 09h30 haverá práticas de musicoterapia, apresentações de dança, contação de história em libras, quadrilha inclusiva e outras atividades culturais.

Texto: Quezia Dias - Ascom/Secult