Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Sedap fomenta cadeia produtiva do pirarucu premium

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca afirma que o pirarucu de cativeiro tem ótima aceitação no mercado

Por Governo do Pará (SECOM)
09/06/2022 16h12

Nesta quinta-feira (9), técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) visitaram a propriedade do piscicultor Eduardo Arima, na Estrada da Koréia, no bairro Santa Maria, no distrito de Benfica, em Benevides. O local tem um projeto de criação de pirarucu em tanque de lona suspenso e produz o pirarucu premium. 

O coordenador de Aquicultura, Alan Pragana, comenta que o governo do Estado vislumbra essa produção há quase quatro anos e está presente em todos os elos da cadeia na parte técnica, comercialização e financiamento. A produção acabou sendo pioneira e exemplo para outros locais do Estado.Além da carne, o pirarucu fornece couro para aproveitamento em produção de acessórios de moda

"A Sedap incentiva a cadeia do pirarucu de cativeiro já que assim é possível ter um maior controle de qualidade. O mercado está aberto, falta mais produtores se capacitarem para produzir animais com mais qualidade".  

Thiago Cruz, engenheiro de pesca, ressaltou a importância da qualidade da água e da alimentação do peixe, que em cativeiro, dificilmente vai ter um contaminante. "Esse sistema é importante porque se consegue uma grande produção no espaço pequeno, com grande circulação de água, alimentação com ração de qualidade, densidade e alevino de qualidade", disse.

"A indústria precisa de peixe de tamanho padrão e para isso é importante o peixe ser padronizado no seu cultivo e só é possível que o peixe fique assim seguindo as técnicas corretas de manejo. E é um período curto que cresce em um ano", afirmou o engenheiro de pesca. 

De acordo com a Sedap, a proteína do pirarucu é de qualidade, baixo custo e vem sendo difundida não apenas na região amazônica, mas no mundo como produto que degrada menos o ambiente. O Pará produz 295.157 kg de pirarucu, e tem o 2º lugar nacional de produção. 

O produtor Eduardo Arima e equipe da SedapO Banpará vai financiar a unidade de beneficiamento na propriedade de Benfica,  que tem previsão de entrega no fim deste ano. Conforme a Sedap, o pirarucu está na lista de extinção. O projeto é licenciado pelo Ibama e Semas.

Eduardo Arima informou que ''todo processo tem licença, até o abatedouro. Hoje, nós temos parcerias para sifar o produto através do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e já foi enviado para Dubai e o sheiks gostaram muito. O EUA é um país parceiro, ano passado foram enviadas cerca de 5 toneladas. Com novos parceiros o mercado tem tudo para crescer".

Laboratórios de alevinagem - Assim que atingem 20, 25 cm com 150 g eles mudam para os tanques para a fase de "engorda". Cada tanque possui 200 animais com até 10 kg no período de 14 até 15 meses. 

Texto de Camila Botelho