Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'MARIA DA PENHA'

'Entre Elas' promove formação para docentes sobre violência contra a mulher

Iniciativa da Fundação ParáPaz e Seduc capacita profissionais da rede pública estadual de ensino para o enfrentamento do problema

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
08/06/2022 17h09

Conscientizar é uma forma de enfrentar a violência contra as mulheres. Com o objetivo de capacitar docentes da rede pública estadual sobre a temática, a Fundação ParáPaz, por meio do Projeto “Entre Elas”, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou mais uma atividade do curso de formação continuada “Maria da Penha vai à escola”, na terça-feira (07), no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), em Belém.

O objetivo é impulsionar reflexões e formar agentes multiplicadores ao enfrentamento à violência de gênero, contribuindo para ampliar o conhecimento da comunidade escolar e enfatizando a adolescentes, jovens e adultos, estudantes e professores, a importância do respeito aos direitos humanos e à igualdade de gênero para prevenir a prática da violência.A capacitação ocorre no auditório do Cefor, em Belém

O curso está estruturado em cinco módulos, e o tema abordado neste segundo momento foi a palestra “Amazônia paraense e o contexto de violência contra as mulheres”, ministrada pela professora Luanna Tomaz.

Conteúdo - De acordo com a coordenadora do Projeto “Entre Elas”, Claudilene Maia, a parceria com a Seduc mostra a intersetorialidade na execução do “Entre Elas” e o fomento à educação como mais um eixo a ser tratado, colaborando de forma relevante ao enfrentamento. Durante a capacitação os docentes terão acesso às informações sobre acolhimento, redes de proteção, denúncias e como lidar de forma mais segura e adequada com os alunos, para que sejam informados corretamente e tenham dúvidas esclarecidas em sala de aula.

Aldinéia Dias, coordenadora do ensino médio da Escola Estadual Augusto MeiraA coordenadora do ensino médio da Escola Estadual Augusto Meira, Aldinéia Dias, aprovou a proposta e ressaltou que, pela primeira vez, participa de um curso que aborda de maneira mais específica a violência contra mulheres. “De fato, é importante ter esse conhecimento pra abranger o nosso dia a dia de trabalho, atendendo nossos alunos da melhor maneira possível. Conhecer os mecanismos de como orientar, conhecer a Lei Maria da Penha, o que fazer em caso de situação de violência, com certeza vai trazer muito conhecimento”, reiterou.