Seduc fortalece o empoderamento feminino na II Feira Sustentável
O evento é uma das programações que integram a Semana Estadual do Meio Ambiente
Em alusão à Semana Estadual do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, nesta terça-feira (7), a II Feira Sustentável. O evento foi realizado nas instalações do prédio-sede, em Belém, e organizado pela Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec) e a parceria voluntária da empresa Matre Eventos, instituição paraense que busca dar destaque ao trabalho e produtos confeccionados por mulheres.
Durante a programação, alunos da rede pública estadual e 25 expositores marcaram presença com a venda de produtos variados, desde artigos de papelaria até iguarias da gastronomia local. Vale ressaltar que a feira surgiu no ano passado, com o objetivo de evidenciar as boas práticas sustentáveis, principalmente as que reduzem o descarte inadequado de resíduos no meio ambiente.
De acordo com a técnica da Caec, Emlly Silva, a segunda edição da Feira Sustentável teve uma pegada mais junina, devido às tradicionais festividades desta época do ano, mas sem esquecer das ações de prevenção ao meio ambiente. “A programação desta vez foi bastante diversificada. Tivemos a apresentação de um grupo de carimbó formado por alunos da Escola Estadual Maria Estelita. Já os estudantes da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, desfilaram com roupas confeccionadas a partir de materiais reaproveitáveis, além da desgutação de alimentos produzidos com o que antes seria descartado, como o brigadeiro feito de casca de banana, farofa da casca da batata e o suco da casca do abacaxi”, detalhou a especialista.
A diretora da empresa voluntária Matre Eventos, Ariane Guimarães, falou sobre os produtos que foram expostos e a importância desse tipo de iniciativa. “Quando desenvolvemos a feira, buscamos ter essa variedade de mercadorias e priorizar a participação do público feminino, como forma de incentivar a geração de emprego e renda para mulheres. Portanto, houve a comercialização de artigos de papelaria, alimentos, semijoias, biojoias, roupas, acessórios, artesanatos, objetos de decoração, entre outros produtos”, frisou.
Quem também marcou presença na Feira Sustentável foi o Projeto “Sabão Ecológico”, desenvolvido por alunos da Escola Estadual Joaquim Viana, de Ananindeua. O produto é fabricado com a reciclagem do óleo de cozinha usado, estabelecendo conexões pedagógicas de modo interdisciplinar. Todo o trabalho feito pelos estudantes é supervisionado pela professora de Biologia, Josiane Ribeiro, com o intuito de evitar que substâncias nocivas sejam despejadas de maneira irregular no meio ambiente.
“Nós estamos na semana dedicada à preservação dos ecossistemas e, nada mais justo, que trazer um projeto que aborda a reciclagem de um produto tão comum nas casas das pessoas, que é o óleo de cozinha usado. Acho de extrema importância que as escolas desenvolvam esse tipo de ação e aqui temos a oportunidade de expor nossa atividade, valorizando a dedicação e o esforços dos alunos, porque tudo foi idealizado por eles, a unidade escolar e nós, professores, apenas acompanhamos e orientamos o caminho a ser percorrido”, ressaltou Josiane Ribeiro.
A educadora disse, ainda, que o valor arrecadado durante a comercialização dos produtos será destinado para adquirir mais matéria-prima que dará continuidade na fabricação dos gêneros de higiene e limpeza. Além disso, os recursos adquiridos também vão ajudar a custear a formatura dos alunos do Joaquim Viana, que estão concluindo o Ensino Médio.
Texto em colaboração com Maria Rita Araújo (Ascom / Seduc)