Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO

Comer bem para ter saúde: merenda escolar prioriza a alimentação saudável

Crianças e adolescentes devem ser estimulados a consumir alimentos in natura e minimamente processados

Por Dayane Baía (ARCON)
07/06/2022 12h15

O Dia Mundial da Segurança Alimentar é comemorado em 7 de junho, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nas escolas da rede estadual, a merenda escolar é distribuída de forma a garantir os nutrientes necessários para a saúde dos estudantes de ensino fundamental e médio, além de fortalecer a agricultura familiar nos municípios.

Elieth de Fátima Braga, secretária de Educação (Seduc), conta que a distribuição de merenda escolar ocorre parte por repasse a municípios conveniados e outra por aquisições e entregas pela Seduc.

“O Governo do Pará vem trabalhando firmemente para melhorar a qualidade da merenda escolar fornecida aos estudantes desde 2019. Verificamos um fortalecimento da agricultura familiar nos municípios, a partir do estabelecimento de chamadas públicas. O momento é muito importante, o estado é muito grande exigindo um trabalho de logística da entrega. Mas uma coisa é fato: o compromisso do governo e a busca permanente desta melhoria para continuarmos caminhando na direção de estabelecer não apenas a regularidade, mas a qualidade que respeite a peculiaridade de cada regional fortalecendo os produtos que vêm da agricultura familiar”, afirma a secretária.

De acordo com a coordenadora estadual de Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Walkiria de Moraes Silva, a alimentação saudável na infância e na adolescência promove a saúde, o crescimento, o desenvolvimento e previne problemas de saúde, tais como a anemia por deficiência de ferro, obesidade e cárie dental e ainda, pode prevenir problemas de saúde em longo prazo, como doenças cardíacas, câncer, diabetes, hipertensão.

A gestora orienta os cuidados necessários para essa faixa etária que precisa ser seguido desde casa. “É importante que nessa fase, a criança e/ou adolescente seja estimulado a consumir alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, feijão, arroz, leite, carnes, ovos e castanhas”, pontua.

Confira dicas para alimentação saudável:

- Evitar consumo de produtos ultraprocessados, como refrigerantes, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, suco de caixinha, salsicha, empanados e salgadinhos de pacote;
- Reduzir o açúcar, o que pode causar dificuldade na aceitação de alimentos saudáveis, importantes para seu crescimento e desenvolvimento;
- Evitar a distração na hora das refeições com o uso de telas, fazendo com que a criança coma de forma automática e, muitas vezes, em excesso, prejudicando o controle de fome e saciedade e promovendo ganho excessivo de peso.