Escola Aníbal Duarte adota projeto preventivo ao uso de drogas
O Conselho Estadual Sobre Drogas (Coned), junto com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou o lançamento do projeto “Reconstruindo Sonhos”, na manhã desta terça-feira, 21, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Aníbal Duarte, em Belém. O projeto aborda a questão da prevenção ao uso de drogas em escolas públicas e dos danos que elas podem causar.
Estudantes, pais de alunos, professores e gestores de instituições participaram do lançamento do projeto, que também conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). “Para o lançamento foi organizada uma programação com números artísticos e, em seguida, palestras aos alunos em sala de aula pelas instituições parceiras”, informou Odília Malheiros, assistente social da Unidade Seduc na Escola (USE 7).
A escola Aníbal Duarte é a segunda a receber o projeto. A primeira foi o colégio Zacarias de Assunção, no ano passado. A iniciativa aborda a temática do uso de drogas de uma maneira diferenciada, conforme explica o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará, Michell Durans. “Esse projeto teve início na escola Zacarias de Assunção, no início do ano passado, e leva a temática das drogas de uma maneira diferente, com políticas públicas afirmativas pra essa juventude. O projeto é fruto de um esforço coletivo, que só tem dado certo por conta de todos os parceiros que fazem parte”, declarou Durans.
O título do projeto foi escolhido em concurso entre estudantes da escola, e o vencedor foi o estudante Deivid Soares Abreu, do 8º ano tarde, orientado pelo professor Francinei Rodrigues.
A representante do Coned, Wanda Villacorta, parabenizou a Escola Anibal Duarte pela escolha em atuar estrategicamente contra o uso de drogas. “Essa é uma questão muito presente na sociedade, e temos de agir na prevenção com o foco em ações positivas como educação, cultura, esporte e lazer”, frisou.
O aluno Darlan Matos de Oliveira, 11 anos, do 6º ano, interpretou a música “Tente outra vez”, de Raul Seixas. Os pais de Darlan, o artesão Hugo Oliveira e a costureira Rosely Matos, participaram do lançamento do projeto. “O projeto é necessário, porque muitas vezes a informação só chega à pessoa quando já está envolvida com o uso de droga”, observou Hugo.
A diretora da escola Aníbal Duarte, Rosenila da Costa, revela que a temática das drogas é um dos grandes desafios da escola. “Dentro do nosso projeto político-pedagógico temos uma linha mais abrangente, que é trabalhar a cidadania e todos os desafios contemporâneos, como a questão das drogas, além de outros temas. Então essa parceria com a Secretaria de Justiça é uma grande contribuição para nós. É muito importante para que nós possamos dar um passo a mais e cumprir o nosso papel social”, apontou.
* Com informações de Leba Peixoto - Ascom SEJUDH