Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Governo do Estado investe em saúde e entrega mamógrafo a Hospital Municipal de Redenção

Por meio da Sespa, o governo estadual já liberou recursos para o Hospital Materno Infantil e investe no Hospital Regional de Redenção

Por Caroliny Pinho (SESPA)
04/06/2022 19h37

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) realizou, neste sábado (4), a cerimônia de cessão de uso de um mamógrafo para o município de Redenção, localizado na região do sudeste paraense. O aparelho ficará no Hospital Municipal Iraci Machado de Araújo para o atendimento da população local. 

“Estamos muito felizes por estar ajudando a saúde pública do município de Redenção. Nós já liberamos recursos para a reforma e ampliação do Hospital Irani Machado e para o Materno Infantil. Também estamos investindo no Hospital Regional de Redenção para atender a todos dos municípios do Araguaia junto com o Hospital Regional de Conceição do Araguaia para cada vez mais garantir serviços de saúde de qualidade para a população”, disse o governador, Helder Barbalho. 

“O governador já esteve várias vezes este ano em nosso município e todas as vezes para a assinatura de convênios e cumprindo compromissos feitos como é o caso da entrega que acontece nesse momento”, enfatizou Marcelo Borges, prefeito de Redenção, sobre a parceria entre a prefeitura e o governo estadual.

O investimento no equipamento foi de R$ 760 mil. “Esse equipamento permitirá a realização dos diagnósticos precoces em homens e mulheres. Com mais essa ferramenta na região vamos diminuir a necessidade de que os nossos pacientes precisem se descolar a outras localidades para realizar este exame, considerado de média complexidade”, disse o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Atualmente, o Pará possui 155 mamógrafos, sendo 67 deles no Sistema único de Saúde (SUS) e o restante em unidades particulares. “Mais um mamógrafo para Redenção será muito importante para atingir, especialmente, a população feminina de 50 a 69 anos, da região do Araguaia que precisa fazer a mamografia de rastreamento para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O Estado disponibiliza 29 Serviços de Referência para Diagnóstico e Tratamento de Câncer de Mama nas 13 regiões de saúde”, disse Patrícia Santos Martins, Coordenadora Estadual de Atenção Oncológica da Sespa.