Governo do Estado garante pavimentação da Transcanadá, no sul-sudeste do Pará
A obra interliga os municípios de Água Azul do Norte, Canaã dos Carajás e Parauapebas com a Rodovia PA- 279, integrando as duas regiões
Governador: "Finalmente, o sonho começa a ser realizado, um sonho desta população que por décadas trabalhou aqui".Uma das obras mais esperadas nas regiões do sul e sudeste do Pará começa a se tornar realidade. A construção e pavimentação da Transcanadá, estrada vicinal que faz ligação de Canaã dos Carajás, Água Azul do Norte e Parauapebas receberá obras por meio de convênio do Governo do Estado com as prefeituras dos municípios de Canaã dos Carajás e Azul do Norte e Parauapebas .
A parceria para a obra, no primeiro trecho de Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte, foi firmada neste sábado, 4, durante agenda de trabalho do governador Helder Barbalho naquela região. "Finalmente o sonho começa a ser realizado, um sonho desta população que por décadas trabalhou aqui, suou nesse chão, acreditou que está região poderia se desenvolver e hoje fruto da parceria do Governo do Estado com Canaã dos Carajás, Parauapebas e Água Azul", afirmou o governador.
"Nós iniciaremos já agora o asfaltamento da Transcanadá, ligando Parauapebas e Canaã com o Curitibano e à PA 279 integrando são Félix, Água Azul do Norte, Tucumã, Ourilândia, Xinguara com todo o polo de Canaã e de Parauapebas, integrando essa região, desenvolvendo, gerando emprego, gerando renda, garantindo estrada com trafegabilidade, tirando o povo da lama no inverno e da poeira do verão, garantindo escoamento da produção, diminuindo o custo do frete, fazendo com que essa região possa se desenvolver cada vez mais, cuidando das pessoas, trabalhando por todo o Pará", disse Helder Barbalho.
População está cansada de engolir poeira de piçarra e enfrentar dias difíceis com a falta pavimentação na região Ao todo a Transcanadá tem 41 quilômetros de extensão. Em 60 dias será assinado o convênio do segundo trecho da obra com a Prefeitura de Parauapebas para garantir o asfaltamento do trecho que liga a vila de Canadá à localidade de Curitibano, interligando a Transcanadá com rodovia PA 279.
Josenira Gadelha, prefeita de Canaã dos Carajás, agradeceu a o governador a celebração do convênio com o seu município. "Que Deus abençoe a vida desse nosso governador que continue com esse coração grande por todo o Pará", disse a prefeita.
Wagner Machado, presidente da Federação dos Municípios Paraenses (Famep) também falou da importância do compromisso do governador do Estado e. garantir o asfaltamento da Transcanadá. "É a união de compromisso e da responsabilidade de garantir as pessoas da região uma melhoria da qualidade de vida, tirando as pessoas da poeira, trazendo a segurança, trazendo a trafegabilidade e o escoamento dos produtos e dizer que isso aqui é o corredor do desenvolvimento, que e nos trabalhamos juntos, firme por um Pará cada vez melhor", disse o presidente da Famep.
Isvandires Martins Ribeiro, prefeito de Água Azul do Norte detalhou que a parceria pelo asfaltamento da Transcanadá vai alavancar o desenvolvimento da região. "Estou muito feliz porque estamos sempre em busca de recursos pra poder atender a todas nossa sociedade e toda a nossa região e essa obra trara desenvolvimento, um sonho realizado pois hoje de fato e direito a Transcanadá foi assinada e vai se tornar realidade", disse o prefeito.
O morador da região também come orou o início da obra de pavimentação da Transcanadá. Adilson Gomes detalha que é uma obra que chega para mudar para melhor a vida de quen trafefa pela Transcanadá, "que hoje eu muito perigosa, eu .és.i já sofri um acidente aqui, e espero que além do asfalto a estrada seja feita com sistema de drenagem pois ao longo da estrada tem muitos braços de rosto, e com certeza, de pronta essa estrada vai ajudar muito a vida da gente que mora aqui na região", detalhou .