Parque do Utinga abre para atividades físicas na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente
Mais de 800 pessoas se inscreveram na caminhada, corrida, passeio ciclístico e trilha sensorial promovidos pelo governo do Estado neste sábado (4)
O Parque Estadual do Utinga abriu as portas, neste sábado, 4, para uma manhã de muito esporte, lazer e principalmente, solidariedade. Dando continuidade à programação da Semana do Meio Ambiente 2022, mais de 800 pessoas se inscreveram à caminhada, corrida, trilha sensorial e ao passeio ciclístico, promovidos pelas secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur), além do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). Para participar, cada pessoa doou alimentos para animais silvestres, que serão usados para alimentar exemplares da fauna resgatados e sob cuidados.
Desde às 5h da manhã, diversos participantes já se concentravam no Parque Estadual do Utinga para a corrida, cuja largada foi às 6h para o percurso de 8 km. Em seguida, no mesmo trajeto, foi a vez dos ciclistas percorrerem o parque. Para finalizar, 4 km de caminhada para quem se inscreveu nesta modalidade, além de uma trilha sensorial para pessoas com baixa visão. Durante quase todo evento, DJ e instrutores de FIt Dance animavam o público.
Não demorou para que os primeiros colocados da corrida fossem conhecidos. Com pouco mais de 32 minutos, Valdo Rodrigues foi o primeiro colocado na categoria aberta. "O evento foi muito bem organizado. Eu trabalho com organização de provas de corrida como essa e realmente foi tudo muito bem planejado, desde a inscrição, a estrutura, hidratação e alimentação dos atletas", afirmou o vencedor. "Eu me preparei com treinos de 'tiro' de 5km com ritmo fraco e ritmo forte e na quinta-feira uma rodagem de 10 km para poder soltar a musculatura", comentou.
Paixão - Entre as mulheres, a vencedora foi Mariana Nascimento, que tem na corrida uma de suas grandes paixões. "Eu corro desde sempre. Meu pai era obeso e quis mudar de vida. Hoje corremos diariamente, ele é meu grande incentivador. Muito além da corrida, esse evento mostra a importância da bioeconomia, preservação ambiental e nada melhor do que realizar essa corrida em um lugar como o Utinga, podendo ajudar os animais com a doação de alimentos. É muito prazeroso", ressalta Mariana.
Também foram premiados os servidores das secretarias parceiras na organização mais bem classificados. Entre os homens, Guilherme Alves foi o primeiro a cruzar a linha de chegada e comemorou a vitória e a realização do evento. "Foi uma das corridas com uma das melhores organizações. Sou acostumado a participar de diversos eventos e fiquei surpreso positivamente com tudo que foi oferecido", comentou.
Entre as servidoras, venceu a estreante Joyce Duarte, que se encantou com a modalidade. "Saio com sentimento de pertencimento ao esporte. Estou me sentindo muito honrada e feliz. A corrida é algo constante e quando se persiste, chegamos lá", enfatizou.
O secretário de Meio Ambiente Mauro O'de Almeida marcou presença tanto na corrida, quanto na caminhada e agradeceu a grande presença de servidores e da população em geral em prol do principal objetivo da ação. "É muito bom correr em um local como o Utinga e nosso objetivo é poder proporcionar cada vez mais locais como esses à população. A nossa luta é para manter unidades de conservação como essa em todo Estado", pontuou Mauro. "A inscrição neste evento foi em ração para animais silvestres que são cuidados por nós. Todos que se inscreveram tiveram que levar na Semas esse alimento para poder vir participar e a resposta foi muito positiva", disse o secretário.
Técnico de informática, Reinaldo Brasil, parou um tempo de pedalar, após sofrer a amputação da perna, mas voltou com vigorLição de vida - O técnico de informática Reinaldo Brasil participou do evento de bicicleta. Ele teve uma perna amputada após um acidente, interrompeu por um tempo o pedal, mas não resistiu e retomou a atividade. "A bicicleta é um dos grandes amores que tenho. Sempre pratiquei esporte e sofri esse acidente. Parei de pedalar por um tempo, mas há 9 anos decidi que voltaria e assim sigo na minha rotina. Fica esse exemplo para quem possa pensar em desistir por alguma dificuldade", disse Ronaldo.
Para encerrar a manhã no Parque Estadual do Utinga foi entregue mais um ecoponto na entrada do local. Trata-se de estruturas semelhantes a contêineres, com 30 metros quadrados, desenvolvidos em parceria entre a Semas e o Instituto Alachaster. Agentes ambientais estarão nos ecopontos para evitar o descarte indevido e prestar esclarecimentos em relação ao destino correto de resíduos recicláveis.
As entregas de material reciclável poderão ser feitas nos ecopontos aos sábados, domingos e feriados, de 9h às 16 horas. Poderão ser entregues materiais plásticos, de metais, papel e vidro. Também serão recebidos óleo de cozinha, materiais de escrita, esponjas de cozinha, sombrinhas, guarda-chuva e eletrônicos, entre outros.