Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE PROFISSIONAL

Seaster entrega as primeiras unidades do projeto hortas sociais pedagógicas

A iniciativa envolve atividades coletivas de produção sustentável de alimentos, em especial, tubérculos, verduras, legumes e frutos

Por Camila Santos (SEASTER)
03/06/2022 16h51

O Governo do Estado, por meio Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), tem dado apoio e impulsionado a inclusão e promoção social de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social que residem no interior do Estado. Com atividades coletivas de produção sustentável de alimentos, em especial, tubérculos, verduras, legumes e frutos, a secretaria impulsiona o o projeto "Hortas Sociais Pedagógicas no Pará" e entrega mais uma unidade produtiva, desta vez no município de Acará, no nordeste paraense. O ato de entrega foi, na quinta-feira (2), em duas comunidades do município, e já contabiliza a quinta horta implantada no Estado. 

"Parabéns a todos os que estão engajados nesse processo, em especial os donos das hortas, aqueles que tem cuidado do plantio. Nós sabemos que hoje a alimentação é posta apenas como geração de lucro e não de saúde, então o que vocês tem aprendido ou aperfeiçoado aqui, ele contém esse ingrediente, o cuidado, a qualidade. Nós estamos felizes em ver que que o projeto tem alcançado resultados positivos e mais ainda por perceber que essas comunidades hoje estão colhendo bons frutos, literalmente, escoando a produção e gerando renda", destacou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.

"Essas mulheres que estão envolvidas com essa atividade, que contempla pessoas em vulnerabilidade, fazem parte de um grupo que ousou acreditar em politicas publicas de qualidade, e por isso eu as parabenizo", reforçou o prefeito do Acará, Pedro Moraes, Pedrinho da Balsa. 

O projeto possibilita a gestão participativa e democrática; favorece o desenvolvimento econômico local, gera renda e garante segurança alimentar às famílias envolvidas. No Pará, é coordenado pela Diretoria de Segurança alimentar e nutricional (Disan/Seaster), fruto de um convênio com a Fundação Banco do Brasil. 

"Você tem dois eixos no projeto: a transformação social através de uma alimentação saudável, balanceada e de qualidade, e ainda a possibilidade da geração renda, atrelada à venda dessa produção. O fortalecimento da inclusão produtiva e tantos benefícios às famílias do nosso estado," reforçou a diretora de segurança alimentar e nutricional da Seaster, Nazaré Costa. 

O Hortas Sociais cumpre o papel de fortalece os programas relacionados à segurança alimentar e nutricional e contribuindo na garantia de uma alimentação saudável, em quantidade e qualidade. A iniciativa cumpre etapas de apresentação, identificação e seleção do local, mobilização e inscrição de famílias, capacitação, formação do comitê gestor e implantação. 

Vera Nogueira é moradora da comunidade quilombola São José e uma das 20 voluntárias e beneficiárias do projeto. Ela acredita que a ação continuará agregando melhorias à região. "Eu acredito que agora a gente vai mudar de vida porque nós aprendemos bastante e isso veio pra ajudar a gente e as nossas famílias. Aqui cultivamos o jambu, a couve, o alface, o cheiro verde e já começamos a plantar outras coisas. Temos envolvido as famílias cada vez mais e através do nosso aprendizado, eu acredito que isso vá ajudar a gerar emprego e renda pra todos nós", declarou. 

"O projeto vem apresentando a necessidade de garantir a segurança alimentar das pessoas e também para os espaço coletivos como escolas, hospitais que as vezes tem a necessidade de uma produção local. Eu estou feliz com os ganhos que temos visto aqui para o município", declarou o deputado Beto Faro, que também esteve presente no ato.