Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segurança Por Todo o Pará' alcança municípios da 6ª região integrada

Por Roberta Meireles (SEGUP)
02/06/2022 22h57

Formada por 19 municípios, a 6ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp Caeté) recebeu a segunda fase do projeto 'Segurança Por Todo o Pará', coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com lançamento da operação "Caeté" no município de Capanema, sede da Risp. Com a participação dos órgãos públicos estaduais e municipais de segurança, a ação integrada objetiva reduzir a criminalidade e intensificar a fiscalização de diversas atividades.

Tendo alcançado 12 das 13 Região Integradas do Estado, o projeto possui uma metodologia de escuta das forças locais,  juntamente com a elaboração de um plano tático operacional, a ser acompanhado e executado pelo Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (Cispeds). Na atual fase, o programa iniciou a operacionalização do plano operacional com os apontamentos de medidas a serem executadas.

Na segunda-feira, 30 de maio, uma reunião operacional destacou os principais pontos que serão observados no decorrer da operação. A operação contará com agentes de segurança pública da polícias Militar, Civil e Científica, além de homens do Departamento de Trânsito, do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), além dos órgãos municipais de trânsito que também contribuem na ação integrada.

As ações serão desenvolvidas pelos próximo dias, com as equipes realizando abordagens e patrulhamento em áreas indicadas pelo levantamento da mancha criminal, com o objetivo de proporcionar mais segurança e reprimir ações criminosas. O combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes será um dos pontos observados na operação.

Para o Superintendente da 6ª Risp, delegado Miguel Pinheiro, destaca a importância da participação dos agentes e gestores locais no desenvolvimento das ações. "O principal ponto é a regionalização do comando, ou seja, de quem reunir para elaborar as operações são os policiais e os comandantes dos órgãos que trabalham na região, que conhecem cada peculiaridade. O Pará é um estado continental que cada região tem a sua a sua característica e nós, de cada regional, conhecemos  e identificamos os percalços e que sabemos como melhor contorná-los.", destacou.

O coronel Castro Alves, do Núcleo de Planejamento Operacional da Segup, destacou que a integração é um dos cernes  do projeto "Segurança Por Todo o Pará". "Percorrendo, com esta, mais uma Região Integrada, buscamos promover a cultura da integração, algo que já vem sendo desenvolvido na Região Metropolitana. Esta expertise traz uma dinâmica muito boa para nossas ações na capital e que com o projeto tentamos imprimir no interior.  Com mais essa operação, vamos trabalhar de forma conjunta e em sinergia para alcançar bons resultados", pontuou.

Segurança Por Todo o Pará

Descentralizando a gestão, o Programa “Segurança Por Todo o Pará” visa levar representantes da segurança pública estadual às sedes das Risps para identificar as principais demandas da região. No ano passado, o programa percorreu 13 das 15 Regiões Integradas para debater as demandas. A segunda fase foi iniciada em fevereiro deste ano.

Além de Capanema, integram a 6ª RISP mais dezoito municípios: Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Ourém, Peixe Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis,  São João de Pirabas, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, Nova Esperança do Piriá, Nova Timboteua, Tracuateua e Viseu.

Texto: André Macedo (Ascom Segup)