Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Governador entrega novo prédio do Hemocentro Regional Castanhal

Unidade tem projeção de aumentar em 10% número de coletas de sangue para a hemorrede regional

Por Vera Rojas (HEMOPA)
02/06/2022 15h37

O governador e comitiva no desenlace da fita na entrega do novo prédio do Hemocentro de CastanhalO governador Helder Barbalho e o presidente da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, Paulo Bezerra, entregaram à população da região, nesta quinta-feira (2), o novo prédio do Hemocentro Regional de Castanhal, no nordeste paraense. A unidade fica na rua Quincas Nascimento, nº 521, no bairro Saudade, em um investimento de R$ 988.534,92, que incluiu reconstrução, equipamentos e mobiliários.

Sem esconder a satisfação, Helder Barbalho destacou que o novo prédio do Hemopa Castanhal passa a comportar a real dimensão populacional da região com 48 municípios. “Essa estrutura ampliará a oferta de sangue com qualidade e viabilizará o abastecimento da rede hospitalar pública e privada, visando a assegurar a oferta sanguínea à região", disse o governador.

"Esta unidade poderá receber até 700 doadores por mês e 200 pacientes, no mesmo período, que precisam de transfusão de sangue. Portanto, a nova sede garante atendimento de qualidade e acolhimento para todas as pessoas e, acima de tudo, respeitando aqueles que optam por ser um instrumento para salvar vidas”, acrescentou o governador.

Entre as pessoas que salvam vidas, citados pelo governador do Pará, está Olivar de Paula Nobre, 56 anos, que já repetiu este ato solidário 66 vezes que já beneficiou mais de 260 pacientes, ao longo de sua vida. “Doação de sangue é um ato de amor ao próximo para salvar vidas. Enquanto eu puder doar estarei fazendo o meu melhor”, ressaltou o doador que recebeu elogio e parabéns de Helder Barbalho,  que o incentivou ainda mais a seguir salvando vidas com sua doação de sangue. “Eu levarei este agradecimento do governador para o resto da vida”, finalizou Olivar

Com maior conforto, a meta da gestão do Hemopa é aumentar em 10% o número de coletas O presidente do Hemopa, Paulo Bezerra destacou e agradeceu mais este investimento do Governo do Pará na área da Hemoterapia e Hematologia. “Entre os vários benefícios ganhos com esta entrega hoje, destacamos o fácil acesso ao serviço de coleta de sangue e aos pacientes hematológicos atendidos, tendo em vista que o prédio anterior o local era de difícil acesso”. 

Funcionária de uma empresa privada, em Castanhal, Letícia da Costa, fez sua primeira doação de sangueA auxiliar de Produção de uma empresa local, Letícia Ferreira da Costa, 21 anos, aprovou não apenas as novas instalações do novo prédio do Hemopa Castanhal, bem como o atendimento humanizado recebido pela equipe o que a tranqüilizou durante sua primeira doação realizada hoje. “A sensação d esta minha primeira coleta foi maravilhosa. Achei atendimento excelente, a estrutura predial muito boa e confortável. Parabéns a todos".

O gestor também ressaltou a inovação estrutural com uma  Sala  de Transfusão aos pacientes atendidos. E mais, a previsão de aumentar a coleta de sangue em 10% e, na mesma proporção, a assistências aos usuários hematológicos. Paulo Bezerra esclarece que o ciclo do sangue é formado pela Recepção de Doadores, Pré-Triagem e Triagem Clínica para saber se está apto para doação de sangue, e depois, o lanche para repor as proteínas.

Ele explicou que após as coletas, as bolsas de sangue são armazenadas na unidade, e  as amostras de sangue são encaminhadas à sede do Hemopa, em Belém, para realização da sorologia com todo controle de qualidade do sangue disponível. Em 24h as bolsas são liberadas e distribuídas para rede hospitalar. 

Nova estrutura Hemopa Castanhal - Com o novo prédio mais amplo, confortável e com acessibilidade mais favorável aos doadores de sangue e pacientes hematológicos, a meta da gestão do Hemopa é aumentar em 10% o número de coletas com intensificação de ações de captação de doadores. Atualmente, a média mensal é de 700 doações de sangue.

Da mesma forma, a gestão do hemocentro paraense tem o objetivo de elevar em 10% o número de atendimento hematológico. Hoje, o Hemopa Castanhal realiza uma média 200 atendimentos/mês, efetivado por uma equipe com três médicos no Ambulatório. Há ainda a disponibilidade do atendimento de Enfermagem, que efetiva uma média entre 100 a 150/mês, pacientes, além de atendimento na Triagem, desses pacientes que são encaminhados via Sistema de Regulação (Sisreg).

A Unidade tem a responsabilidade da cobertura transfusional de 47 municípios da região, além de duas Agências Transfusionais (AT), em Bragança e Paragominas. Ainda este mês, o Governo entrega a terceira AT, em Mãe do Rio. A Fundação Hemopa também conta com apoio do serviço de coleta de sangue, por meio do Hemonúcleo Capanema (Henca).

Dados de Atendimentos - Com importante atuação nas áreas de Hemoterapia e Hematologia, dentro da saúde pública do Pará, a equipe multiprofissional do Hemopa Castanhal, composta por 57 profissionais, em 2021, captou mais de 9.350 candidatos a doação de sangue, desses  cerca de 7.400 efetivaram coleta de sangue, que beneficiaram aproximadamente 29.600 pacientes internados na rede hospitalar do nordeste paraense. No primeiro quadrimestre deste ano, foram registrados 2.926 voluntários que resultou em 2.551 coletas que atenderam mais de 10.200 pacientes.

Das doações efetivadas, ainda prevalece a participação masculina com 61,86%, seguida do sexo feminino com 38,14%. Do total, cerca de 28% são doadores de primeira vez e 48% de doadores de repetição (fidelizados). O segmento jovem, de 16 a 29 anos, tem expressiva atuação na coleta de sangue com pouco mais de 40%.

Principais projetos de captação de doadores – A equipe de captação de doadores de sangue da instituição atua em vários campos para aumentar o número de coletas com desenvolvimento de ações estratégicas, como agendamento de doadores e Caravana Solidária em parceria com instituições, públicas, ONG´s.

A Fundação Hemopra observa que o desenvolvimento de projetos também é importante na sensibilização sobre o ato da doação de sangue. Entre eles, destacam-se:

 - Captação Hospitalar: mantém o monitoramento mensal dos quantitativos de reposição, assim como, palestras de sensibilização junto aos colaboradores de hospitais; 

- Empresa cidadã: Estimula a responsabilidade social das empresas de castanhal; 

- Projeto Doador do Futuro: Em parceria com escolas públicos e privadas;

- Caravanas Solidárias:  Com incentivos de grupos de voluntários de outros municípios para doação de sangue;

- Campanhas Externas: Realizadas em municípios que fazem parte da área abrangência, além de realizar coleta nas dependências de instituições parceiras com estrutura de salas montadas.

Atendimento Hematológico - O Hemocentro de Castanhal não apenas capta, coleta, processa, armazena e distribui sangue pra rede hospitalar e AT´s, como também desempenha importante papel com a oferta de assistência  a pacientes  hematológicos na região. O novo prédio vai oferecer Sala de Transfusão aos pacientes atendidos pelo Hemocentro, o que antes não existia. Os pacientes eram encaminhados para rede hospitalar para realizar o procedimento.

Atualmente, o Hemopa Castanhal realiza uma média 200 atendimentos/mês, efetivado por uma equipe com três médicos no Ambulatório. Há ainda a disponibilidade Atendimento de Enfermagem, que efetiva uma média entre 100 a 150/mês, pacientes, além de atendimento na Triagem, desses pacientes que são encaminhados via Sistema de Regulação (Sisreg).

De acordo com o gerente do Hemopa Castanhal, o médico José Daniel Andion Farias, a mudança do antigo prédio, com 500 m²  para o atual com 700m², é um presente antecipado do Governo do Pará ao aniversário de 37 anos da instituição em novembro deste ano. 

Solenidade - O governador Helder Barbalho esteve cumprindo agenda de compromissos em Castanhal, entre elas, a inauguração do novo prédio do Hemopa Castanhal que contou com a presença do secretário de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), Rômulo Rodovalho; da deputada Federal, Elcione Barbalho; do prefeito de Castanhal, Sérgio Rodrigues Titan; além de outras autoridades.

História - A Fundação Hemopa é o segundo hemocentro inaugurado no Brasil e pioneiro a regionalizar o atendimento hemoterápico e hematológico no país com a inauguração do hemocentro em Castanhal.

O Hemocentro Regional de Castanhal está aberto de segunda a sexta, das 7h às 13h. A unidade é responsável pela cobertura transfusional dos seguintes municípios: Acará, Bujaru, Colares, Concórdia do Pará, Santo Antônio do Tauá, Santa Izabel do Pará, São Caetano de Odivelas, Tomé Açu, Vigia, Castanhal, Curuçá, Igarapé Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, Terra Alta, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Ourém, Peixe Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua, Viseu, Aurora do Pará, Capitão Poço, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Paragominas, Santa Maria do Pará, São Miguel do Guamá, Ulianópolis.