Governo do Estado entrega mais 176 unidades do residencial Riacho Doce
Com os apartamentos de hoje, o Estado eleva para 273 o número de unidades habitacionais entregues no Riacho Doce I e II
Moradores comemoram com o governador Helder Barbalho, no Guamá, a realização do sonho da casa própriaColocando fim a uma espera de anos e avançando a política habitacional paraense, o governo estadual entregou nesta quarta-feira, 1º de junho, 176 apartamentos do conjunto residencial Riacho Doce II e III, localizados no bairro do Guamá, em Belém. As unidades habitacionais foram entregues para as famílias que foram remanejadas durante o andamento das obras de macrodrenagem na bacia do Tucunduba.
A comunidade dos conjuntos Riacho I e II ouve e registra a data histórica promovida pelo Governo do Estado As chaves dos imóveis foram entregues em cerimônia oficial pelo governador Helder Barbalho que destacou o quanto as obras foram priorizadas pela atual gestão. “Quando nós assumimos o governo, essa obra estava parada. Os recursos estavam perdidos. Nós recuperamos o projeto, fomos atrás dos recursos necessários e hoje estamos aqui para dizer a vocês que valeu a pena confiar e de agora em diante, esses apartamentos são de vocês, é a nova casa de vocês”, destacou Helder.
A entrega das unidades nesta quarta-feira (1º) encerra a longa espera de anos dos moradoresAs obras de construção do Riacho Doce são executadas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop). A Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) é o órgão responsável pelas ações junto às famílias que são beneficiadas pela construção do conjunto.
De acordo com o presidente da Cohab, Orlando Reis, a conclusão desta etapa do projeto põe fim a uma longa espera que durou anos, mas que chegou ao fim, após a gestão atual priorizar a melhoria de moradias para a população.
A área condominial é pavimentada e tem grama "Cada família beneficiada está recebendo um imóvel que garante qualidade e conforto no dia a dia. Um novo momento começa agora na vida desses moradores, com mais estrutura, garantia de direitos e com a certeza de que essa obra tão importante só foi possível com a dedicação da gestão estadual", frisou o titular da Cohab, Orlando Reis.
Para o titular da Sedop, Ruy Cabral, a construção do residencial faz parte de um grande pacote de ações que o governo do Estado vem efetivando para transformar positivamente a área ao longo da bacia do Tucunduba. “Nós continuamos com o projeto da macrodrenagem com recursos do tesouro estadual. Isso vai trazer a melhoria da qualidade de vida, valorizando vocês moradores”, pontuou Cabral.
Os moradores que receberam as chaves vão morar nos blocos 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24 e 25 do Riacho Doce II e nos blocos 28 e 29 do Riacho Doce III. Os apartamentos foram vistoriados pelos moradores em abril de 2022. Todos os blocos possuem quatro pavimentos, com quatro apartamentos por andar. A nova estrutura é completamente diferente da casa que dona Maria de Jesus morava quando foi informada que teria direito de receber uma nova unidade.
“A minha casa era de madeira e sempre alagava quando chovia. Era assim que eu morava com meus 3 filhos. Nós passamos 16 anos esperando esse momento. Hoje eu recebi o apartamento mobiliado com minha filha e meus netos. Para nós, é o dia mais lindo e mais importante. A estrutura está linda, muito boa. Agradeço demais por ter recebido esse apartamento”, festejou a moradora Maria de Jesus dos Santos Galiza. Além do apartamento de dona Maria de Jesus, outros 9 moradores também receberão mobília para os apartamentos onde vão morar.O sorriso da nova proprietária Nilvana Seabra
Nos blocos do Riacho Doce II cada unidade possui 47,09 m², divididos em sala de estar e jantar, três dormitórios, cozinha e área de serviço. A área condominial possui pista de acesso pavimentada em blokret, piso-grama no entorno dos blocos, 24 vagas para estacionamento, uma praça com quase 225 m², bancos em concreto armado com encosto, iluminação pública e área gramada.
Já nos residenciais Riacho Doce III, cada unidade habitacional possui 39,74 m², com uma sala de estar e jantar, dois dormitórios, uma cozinha e área condominial, com pista de acesso pavimentada em blokret e piso-grama no entorno dos blocos. As unidades também contam com uma estação de tratamento de água compacta, cujo sistema de reserva é composto por um reservatório apoiado de 400 m³, e um reservatório elevado de 300 m³.
Além dos 176 apartamentos desta quarta-feira, o governo do Estado já entregou outras 97 unidades habitacionais nos conjuntos Riacho Doce I e II, em dezembro de 2021. Com o repasse de hoje, a quantidade de imóveis construídos e entregues para as famílias morarem chega a 273.
Morador, Jonilson Lobato: "Só queremos agradecer"Entre as famílias beneficiadas está a de seu Jonilson Miranda. O morador conta que a espera foi difícil, e que o trabalho concluído é uma graça alcançada. “Só Deus sabe o que nós passamos esperando por essa benção. Esse é um momento de vitória, eu lutei muito. Eu ia todo dia até a Cohab para conseguir. Hoje eu vejo que esse momento é uma benção de Deus. A minha casa era toda velha, toda quebrada, mas hoje isso é lindo e digno de ver. Antes isso era tudo só lama e barro. Nós só queremos agradecer”
Sobre o Residencial Riacho Doce:
Iniciadas em 2006, as obras nos Conjuntos Riacho Doce I, II e III se arrastaram durante anos, até serem retomadas pela atual gestão do Governo do Estado. A construção das unidades faz parte do projeto de Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que está mudando a realidade de bairros como o Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco.
O empreendimento garante, além de saneamento básico e mobilidade urbana, moradia digna para famílias que precisaram ser remanejadas por conta das intervenções no canal ou estavam inscritas em programas de assistência habitacional do governo.