Na capital e Grande Belém, Usinas da Paz recebem ações do StartUP Pará
Oficinas foram realizadas nas UsiPaz para auxiliar os interessados em edital do programa
Oficinas sobre criação, cadastro e submissão de projetos no programa Startup Pará foram realizadas nas Usinas da Paz (UsiPaz) dos bairros Icuí em Ananindeua; Nova União, em Marituba; e Cabanagem, em Belém. Elas são complexos comunitários integrados ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz). Os encontros tiveram como objetivo auxiliar os interessados no edital 003/2022 Inova TerPaz.
Isabele Santos, 44 anos, moradora do conjunto Panorama, na Cabanagem, participou da programação na última quarta-feira (11). Ela trabalha com artesanato e pretende propor um projeto de produção de móveis e objetos decorativos com material reciclável, oferecendo capacitação e geração de renda para a comunidade, por meio de parcerias com escolas do bairro.
Tarciana Guimarães, 31 anos, também moradora da Cabanagem, esteve presente nas oficinas, e soube por meio de uma amiga, sobre a oportunidade do StartUp Pará. A empreendedora trabalha na área da beleza e desenvolve um projeto com mulheres, com foco nas mães, com cursos livres de massagem, design de sobrancelha, alongamento de cílios, limpeza corporal, manicure, propondo alternativas de renda para o público feminino da área, e tem a intenção de inscrever a iniciativa na área de educação do Inova TerPaz.
“É por ver a grande necessidade aqui no bairro, que muitas mães têm, que não podem sair para trabalhar, pois têm filhos, que quero inscrever. Para que possa chegar onde estão essas mães, ensiná-las e assim poder gerar uma fonte de renda pra elas, dentro de casa”, declarou.
Ao longo deste mês, foram três encontros nas UsiPaz, sendo o primeiro de divulgação do edital Inova TerPaz, com bate-papo para responder as dúvidas dos presentes. O segundo foi realizado nos laboratórios com instruções e o passo a passo para submeter as propostas na plataforma do StartUp Pará. E o último com orientações sobre a elaboração das ideias e projetos.
“Grande parte do público é direcionada para área de economia criativa, que é a parte de artesanato, gastronomia, de cultura, então, essa parte é bastante intensa”, reforçou a articuladora da Fundação Guamá responsável pela execução técnica do programa, Ornela Bastos.
A assistente técnica da Fundação, Aurea Santos, ficou à frente da apresentação sobre a submissão das propostas. “O público foi bem participativo, trouxe muitas dúvidas, mostraram projetos voltados para a comunidade, muitos na área de artesanato, reciclagem e turismo. Percebi que estavam animados com a possibilidade de ter um investimento nas ideias e projetos que eles já vêm realizando”, pontuou.
Inova TerPaz
O edital do Inova TerPaz é mais uma oportunidade do programa do Governo do Estado StartUp Pará, que é desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), com apoio técnico da Fundação Guamá.
O referido edital é voltado para empreendedores com ideias, projetos e negócios de impacto que colaborem com o desenvolvimento socioeconômico nos bairros atendidos pelo TerPaz, e na estruturação de seus negócios de forma profissional e sustentável em áreas como tecnologia da informação, turismo, economia criativa, educação, e segurança pública.
As propostas selecionadas pela iniciativa irão receber, de forma gratuita, qualificação, suporte operacional, técnico e estratégico. Após as etapas de capacitação, os proponentes escolhidos poderão receber apoio financeiro de até 20.000 mil reais para o desenvolvimento de seus negócios.
As inscrições do edital encerram nesta sexta-feira (13), e podem ser feitas pelo site: https://startuppara.com.br/
Texto: Fernanda Graim com informações da Ascom Fundação Guamá