Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Condomínio Industrial em Castanhal impulsionará o mercado de trabalho

Com localização privilegiada para grandes empresas, no km 4 da PA-136, o espaço deve fomentar as oportunidades de empregos

Por Carol Menezes (SECOM)
06/05/2022 14h25

Administrado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e em fase final de implantação, o Condomínio Industrial de Castanhal deverá gerar dez mil vagas de empregos diretos e indiretos a partir dos empreendimentos que serão ali instalados.

Com localização privilegiada para grandes empresas, o Condomínio Industrial de Castanhal está localizado no km 4 da PA-136. No local serão distribuídos 118 lotes para atividades industriais de vários segmentos como construção civil, alimentos, logística, comércio e serviços, minerais não metálicos, bioindústria e agroindústria, entre outras cadeias produtivas importantes para a região.

A estimativa é de que as atividades relacionadas ao complexo, com localização de fácil importação e exportação, injetem aproximadamente R$ 1 bilhão, por ano, para a economia paraense. Este será o primeiro Distrito Industrial, em formato de condomínio, do município.

Para o presidente da Codec, Lutfala Bitar, a construção do novo Condomínio Industrial de Castanhal representa a retomada das políticas industriais que é a instalação de áreas incentivadas para o desenvolvimento da economia.

“Estamos trabalhando na implantação desse projeto, que representa a retomada da oferta de áreas industriais incentivadas pelo Estado após mais de 30 anos, desde a instalação do Distrito Industrial de Marabá, em 1987. Então, o Distrito Industrial de Castanhal será construído no formato de 'Condomínio Industrial', explica.” 

O formato de Condomínio Industrial, no caso, é adotado quando um parque industrial tem características semelhantes a um condomínio residencial, sendo administrado por um síndico (no caso, a Codec) e possuidor de áreas comuns e de apoio para o bem-estar dos colaboradores (instalados nos lotes para atividades industriais) .

Segundo a gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Codec, Mayara Pinheiro, o DI de Castanhal está na fase final de implantação do projeto e, em breve, estará com as obras em execução. “Reuniremos nos próximos dias com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), para obter a licença de execução das obras no polígono de Castanhal. Após essa etapa, iniciaremos as construções de ruas, esgoto, iluminação, e toda a estrutura necessária para receber as empresas que vão investir no município”, declarou.

Facilidades no município - Castanhal possui localização estratégica para a área industrial, com acesso rápido à Alça Viária, com destino ao polo industrial de Barcarena, também facilitará o melhor fluxo da produção na região, contando ainda com a movimentação dos Distritos Industriais de Belém (em Icoaraci) e de Ananindeua. Além disso, as indústrias instaladas no Condomínio deverão beneficiar-se da proximidade com a área portuária de Inhangapi, facilitando ainda mais o escoamento da produção.

Ações recentes do governo em Castanhal – Em 3 de maio, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), firmou importantes investimentos para o município de Castanhal, entre convênios e ordem de serviço para o asfalto na cidade e a reconstrução do mercado municipal. Além disso, também assinou, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), dois convênios para construção de quadra esportiva e ampliação de complexos esportivos. 

*(Com colaboração da Ascom Codec)