Fundação ParáPaz resgata a infância de crianças e adolescentes durante programação no circo
A magia do circo faz parte da infância e chega a ser fundamental para a criação de memórias, atingindo pessoas de todas as idades. Com este intuito, a Fundação ParáPaz promoveu momentos de encantamento e diversão para 50 crianças assistidas da Unidade Integrada Deaca Santa Casa, que foram convidadas, juntamente com seus responsáveis, a participar, gratuitamente, de uma programação especial no Circo Mirage, em Belém.
Segundo a psicóloga Juliana Mattos, uma das profissionais que realiza atendimento às vítimas, ressaltou que muitas delas passam por momentos difíceis além da violência sofrida e que o circo é uma forma de distrair, proporcionando uma oportunidade de lazer, informação e cultura.
“Tem crianças que passam fome, outras que não têm com o que brincar em casa, então o espetáculo vai beneficiar no sentido de trazer alegria, já que elas vivenciaram algo tão ruim”, explicou.
O traslado de todas os participantes e seus responsáveis foi por conta da logística da ParáPaz, que os levou até o local em segurança em um ônibus fretado contando, também, com uma equipe de 10 servidores para auxiliar na organização. Ao final, todos receberam um lanche.
Após assistir atenta às atrações circenses, a menor E. C., uma das participantes, destacou que foi uma experiência inesquecível para ela e para família e que é uma forma de esquecer o que aconteceu no passado. “Gosto muito de sair e agradeço por essa chance junto com minha mãe e meus irmãos, com certeza são lembranças que vamos levar pra vida toda”, agradeceu.
Atendimento -A Unidade ParáPaz Santa Casa acolhe crianças e adolescentes vítimas de violência sexual de todo o Estado, sendo referência no atendimento psicossocial e porta de entrada para encaminhamentos à outros serviços da rede.