Seduc orienta estudantes sobre o pedido de isenção da taxa de inscrição ao Enem 2022
O prazo termina no próximo dia 15 de abril, e a divulgação dos resultados das isenções será no dia 22 de abril
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta segunda-feira (04) o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Quem não compareceu às provas do ano passado deve justificar o motivo da ausência. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) alerta os estudantes paraenses sobre o prazo dos requerimentos, que termina no próximo dia 15 de abril, com a divulgação dos resultados em 22 de abril.
Estudantes da rede pública estadual aprovados no último EnemOs pedidos serão feitos pela Página do Participante, no site do Inep, mediante informação do CPF, data de nascimento, e-mail e número de telefone. Esta isenção é direcionada aos alunos que estudam ou frequentaram todo o ensino médio em escolas públicas ou instituições privadas na condição de bolsista integral, com renda mínima igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Além dessas condicionantes, podem solicitar a liberação do pagamento candidatos que declararem situação de vulnerabilidade social, desde que inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), informando o seu Número de Identificação Social (NIS).
Segundo o coordenador de Ações Educacionais do Enem na Seduc, Diego Maia, “garantir a isenção é uma oportunidade que os alunos da rede pública têm de equilibrar as possibilidades de acesso ao ensino superior, devido à inscrição não ser gratuita. É preciso dizer que, para diversos estudantes brasileiros, o custo para efetuar o cadastro é totalmente fora da realidade”.
O dirigente ressaltou, ainda, que a liberação do pagamento não garante a imediata inscrição nas provas do Enem. “Eles devem ficar atentos aos canais de comunicação do Inep e aos veículos de imprensa para se informarem sobre o período exato de aberturas das inscrições”, complementou.
Justificativa - Os candidatos que se inscreveram para o Enem 2021 e não compareceram às provas podem justificar a ausência e solicitar novamente a isenção da taxa durante o mesmo período. Neste caso, os interessados devem enviar documentos que comprovem o motivo da ausência ao exame, todos devidamente assinados.
Aqueles que tiverem a justificativa de isenção reprovada ou negada, ainda poderão entrar com recurso entre os dias 25 a 29 de abril. O resultado do pedido de revisão será divulgado em 06 de maio. Este ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. (Colaboração de Yasmin Seraphico - Ascom/Seduc).