Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA REGIONAL

Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Ioepa, lança sua centésima obra

"Territórios Insulares - Saberes da Biodiversidade Amazônica e seus Processos Produtivos" foi lançado durante a 69ª reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais

Por Governo do Pará (SECOM)
03/04/2022 09h04

O lançamento da obra "Territórios Insulares - Saberes da Biodiversidade Amazônica e seus Processos Produtivos", organizada por Maria das Graças Diniz e Francisco Perpétuo Diniz, faz parte do segundo edital realizado pela Imprensa Oficial (Ioepa) em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). A obra é a centésima publicação da Editora Pública Dalcídio Jurandir.

Criada pelo Decreto n° 272, de 24 de agosto de 2019, a editora atua na valorização de escritores locais e parcerias institucionais, com o objetivo de fomentar e fortalecer a cultura da região.

Sobre o lançamento, o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, disse que "nós chegamos a um momento importante hoje, de aproveitar a realização da 69ª reunião da Abio (Associação Brasileira de Imprensas Oficiais) para lançar o centésimo livro da nossa Editora Pública. A Ioepa já fazia livros, mas sem uma política pública estruturada. Com a construção dessa política pública, nós passamos a possuir instrumentos de produção de incentivo feito pela nossa editora. Nesta caminhada, hoje nós temos a felicidade de entregar para a população do Estado o centésimo livro. É uma grande conquista, que mostra como é importante valorizar os instrumentos de produção intelectual da população paraense".

O livro "Territórios Insulares - Saberes da Biodiversidade Amazônica e seus Processos Produtivos" propõe discussões sobre modos de vida na comunidade tradicional Igarapé Grande, na Ilha João Pilatos, no município de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém).

Jorge Panzera (e) e a autora Graça SilvaIncentivo - A autora Graça Silva destacou a importância de incentivos para promover a leitura e a escrita. "O livro do Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (Grupema) concorreu ao edital da Ioepa em parceria com o Centro de Ciências Sociais, e por uma feliz coincidência foi o centésimo livro. Eu acredito que ganha a sociedade paraense, mas ganham também os pesquisadores por levar para a Ioepa o resultado de suas pesquisas, como é o caso dessa pesquisa realizada na região das ilhas de Ananindeua, com uma equipe grande de colegas da Universidade Estadual do Pará, que conseguiram desenvolver uma espécie de cartografia do conhecimento que a comunidade dispõe sobre a natureza, a biodiversidade e o modo de vida dessa comunidade, o que acaba sendo influenciado por essa relação do ser humano com a natureza", informou.

Os primeiros exemplares do livro foram distribuídos aos dirigentes de Imprensas Oficiais que participaram da reunião da Abio. A partir do próximo mês, o livro estará disponível na página virtual da editora da Uepa, e a versão impressa será lançada na próxima Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

Ao final da 69ª reunião da Abio, o presidente da entidade, Ricardo Melo, parabenizou a Ioepa pelo apoio aos escritores locais.

Texto: Brenda Menezes – Ascom/Ioepa