Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

Agentes da Adepará têm treinamento para aprimorar procedimentos

O curso se volta às fiscalizações de trânsito agropecuário realizadas em locais estratégicos, como as fronteiras do Pará

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
25/03/2022 13h31

Agentes de Posto de Fiscalização Agropecuário (PFA) da Adepará em ação nas estradas Como o objetivo de atualizar os servidores, conforme as legislações agropecuárias relativas aos procedimentos adotados nas fiscalizações de trânsito agropecuário realizadas em locais estratégicos do Pará, e em fronteiras estaduais, nas atuações em Postos de Fiscalização Agropecuários (PFA), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realizou novo treinamento para seus agentes, de dias 22 a 25 de março, nos Postos Gurupi, em Cachoeira do Piriá e do Itinga, em Dom Elizeu.

O treinamento contemplou servidores lotados nos postos de fiscalização dos municípios de Cachoeira do Piriá e Dom Elizeu. Porém, alcançará todos 78 servidores lotados nos 15 Postos de Fiscalização Agropecuária da Agência, e faz parte do planejamento anual da Gerência de Trânsito Agropecuário.

O objetivo das ações nos Postos Agropecuários é garantir que o consumidor tenha ofertas de produtos e subprodutos, de origem vegetal e animal, com qualidade e sem risco à saúde pública. A fiscalização também monitora o trânsito de maquinários agrícolas, nas fronteiras do Estado, pois caso esses estejam sem as condições exigidas podem comprometer a agricultura, com risco de contaminação de plantações, através de pragas.

Equipe da Adepará de Cachoeira do Piriá e do Itinga reunida em treinamento sobre fiscalizaçõesEsse trabalho também é indicador quantitativo de entrada e saída de produtos agropecuários e tendo a principal função de barreira sanitária, portanto, salvaguardando o agronegócio paraense, para um comércio justo leal, dando as condições a quem não mede esforços para estar em acordo com as legislações sanitárias e de comércio.   

“Esse treinamento para nos foi de fundamental importância, pois nos trouxe mais conhecimentos acerca da temática. Com a metodologia adotada, também conseguimos saber como atuar na prática em situações diárias do nosso trabalho”, avaliou o servidor Arleilson Alves.

Capacitação - No treinamento foi aplicado o modelo de capacitação adotado pela Agência, com realização de avaliação de nivelamento no início, exposição de conteúdo teórico e avaliação final. Também foram realizadas práticas de fiscalização para avaliação dos procedimentos adotados nos Postos.

A atividade foi promovida pela Gerência de Trânsito Agropecuário (GTAGRO), que possui como uma de suas atribuições levar o conhecimento e realizar atualizações junto aos servidores envolvidos com a fiscalização de trânsito agropecuário.

"A Adepará se preocupa em capacitar seus servidores para garantir que a legislação seja aplicada da forma correta, com o objetivo de promover a defesa agropecuária do Estado do Pará, impedindo a entrada de doenças e pragas além de coibir a circulação de produtos e subprodutos clandestinos que comprometem a saúde da população e a economia paraense”, afirma Paulo Bastos, Gerente de Trânsito Agropecuário da Agência.

SERVIÇO

A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para receber denúncias. No site da Agência há os contatos dos escritórios das regionais. Os telefones são: 3210.1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por telefone celular, o contato é o (91) 99392.4264.