Bombeiros ensinam crianças da Ilha das Onças a evitar afogamento
Depois de 30 minutos de viagem de barco a partir de Belém, e uma caminhada de dois quilômetros sob um sol escaldante, típico da Amazônia, militares do 1º Grupamento Marítimo e Fluvial do Corpo de Bombeiros Militar do Pará chegaram à Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Madre de Deus, localizada na Ilha das Onças, no município de Barcarena. A equipe, que nesta quarta-feira (22) atravessou por pontes e troncos de madeira, caminhando com várias caixas nas costas, levou um “presente especial” para mais de 50 crianças que estudam na instituição.
Na primeira visita dos bombeiros à escola, a recepção foi calorosa. A “Madre de Deus” foi escolhida para participar da Campanha de Prevenção de Afogados, da semana comemorativa ao Dia do Bombeiro Paraense. A corporação completou, este ano, 135 anos de atuação no Estado.
Entre as principais temáticas abordadas, as crianças aprenderam o conceito de afogamento, como e quando ocorre, que prejuízos pode trazer e a importância do uso de coletes salva-vidas todas as vezes que forem se locomover de barco pelos rios, caminhos que percorrem para a escola e suas casas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Pará é um dos estados que mais registram mortes por afogamento. Em 2014 foram 142; em 2015, 144 mortes; 2016 teve 156 registros, e até novembro de 2017 atingiu a marca de 110 vítimas fatais, daí a preocupação constante dos militares e do Estado. “Temos trabalhado muito forte na prevenção do afogamento, e entendemos que esse trabalho deve ser intensificado com as crianças, pois elas levam muito a sério tudo o que passamos, por isso são os agentes ideais para disseminação dessa mensagem. Distribuímos coletes salva-vidas a eles, explicamos sua importância e também ensinamos a usá-lo, para que em algum momento de necessidade elas mesmas possam se proteger”, explicou o capitão Leonardo Sarges, que comandou a ação.
A Ilha das Onças, em Barcarena, no nordeste paraense, foi escolhida para essa programação por ser uma das maiores em território, abrigar a maior população da região do entorno da capital paraense e ter os barcos como principal meio de locomoção. “Já fizemos ações em outras ilhas, mas essa parceria aqui vai promover a educação de muita gente, sempre objetivando a redução dessas mortes por afogamento. Poder fazer essa festa com as crianças é muito gratificante, e temos certeza que esse ensinamento transferido para elas passarão também para os pais e amigos”, ressaltou o capitão Leonardo.
Segurança - Para a professora Odilene Silva, da Escola Madre de Deus, “esse trabalho deles é de extrema importância para as nossas crianças. Temos certeza que eles vão sair daqui com alguma coisa a mais, levando para seus familiares a importância do uso do colete e de se prevenir acidentes”.
Depois de participar das brincadeiras, Brena July, aluna do ensino fundamental, foi para casa se sentindo segura, abraçada ao seu novo “amigo”. “Eu achei muito bacana, porque eu ganhei um colete e participei de muita coisa hoje. Agora, todo dia quando eu for tomar banho no rio vou com ele, e vou vir para a escola com ele também”, disse a criança, logo após o término das atividades na escola.
Comemoração - A Semana de Prevenção começou no dia 17 de novembro com um culto ecumênico, no quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros. No sábado (18) foi realizado o evento “Bombeiro na Comunidade”. Seguindo a programação, a corporação já realizou o workshop “Defesa Civil e Segurança Contra Incêndio e Emergência”, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, com palestras operacionais sobre ocorrências atendidas pela corporação.
Na terça-feira (21) e hoje (22) ocorreram as ações da Campanha de Prevenção de Afogados, destinada a quem desenvolve atividades em ambiente aquático. Na quinta-feira (23) será realizada a solenidade cívico-militar alusiva aos 135 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, com desfile da tropa e entrega das medalhas de 10, 20 e 30 anos a membros da corporação, por bons serviços prestados, além da outorga da medalha de Defesa Civil.
Finalizando a programação será realizado o “Baile das Espadas”, também na quinta-feira, na sede do Grêmio Literário Recreativo Português, a partir das 22 h. As programações têm o objetivo de comemorar o aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, e também cultivar as tradições históricas da corporação.