Artistas reconhecem valorização da cultura com o “Pôr do Som”
Em comemoração ao Dia do Músico, a Estação das Docas vai promover nesta quinta-feira, 23, uma apresentação da Banda Sinfônica da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento começa às 17h, no palco montado entre os Armazéns 2 e 3, na orla do complexo.
A Os Pará 2000 que administra a Estação das Docas fomenta diariamente a valorização do artista regional, por meio dos projetos que compõe a agenda cultural do complexo. E um dos pioneiros da Estação em se tratando de incentivo a música regional é o projeto Pôr do Som.
Realizado todas as sextas-feiras, há 17 anos, o Pôr do Som propõe a valorização dos músicos paraenses por meio do incentivo a compositores e intérpretes regionais. O projeto já soma aproximadamente mil apresentações estreladas exclusivamente por artistas locais, da área urbana e regiões de ilhas que oferecem aos paraenses e turistas uma amostra dos ritmos da região.
Dentre os ritmos mais tradicionais e característicos do projeto estão as rodas de carimbó, ritmo adotado pelo Grupo Sancari, do Mestre Lucas Pacheco. "É um projeto de fácil acesso, em um lugar onde se encontram turistas e várias classes sociais, o que garante uma expressiva visibilidade a cultura e a música do Pará”, frisou.
Para Aldrin Torres, do grupo Caldo de Turú, “o projeto é uma oportunidade magnífica para os grupos mostrarem seu trabalho e conseguirem seu espaço diante o movimento cultural em Belém. O Pôr do Som é uma janela que divulga nosso trabalho e ao mesmo tempo atrai o público à Belém para conhecer a nossa cultura que é grandiosa”, enfatiza. O Projeto Pôr do Som é realizado todas as sextas-feiras do ano, sempre às 18h30, no palco localizado na orla da Estação.