Adepará promove capacitação em defesa sanitária animal em regionais
O curso acontece nas regionais da Agência em Abaetetuba e Castanhal, região nordeste estadual; Breves e Soure, no Marajó
Fiscais, agentes agropecuários e médicos veterinários no curso de capacitação, em Belém, nesta segundaA Diretoria de Defesa e Inspeção Animal da Adepará iniciou nesta segunda-feira (14), no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), em Belém, o curso de capacitação voltado para fiscais estaduais agropecuários, médicos veterinários e agentes fiscais agropecuários das regionais de Abaetetuba e Castanhal, região nordeste estadual, e Breves e Soure, no Marajó.
A capacitação tem duração de uma semana com 40 horas de carga horária. O objetivo é
qualificar os profissionais com conhecimentos e procedimentos quanto às principais doenças de importância econômico-sanitária e de notificação obrigatória. Também, orientar sobre as ações e diretrizes dos diversos programas sanitários e setores técnicos da Defesa Animal, estabelecidos pelo Ministério da Agricultura (MAPA).
O diretor geral da Adepará, Jamir Macedo, abriu o evento e abordou os benefícios da capacitação para o aumento da produtividade e da qualidade do trabalho. “Trata-se de uma ferramenta essencial para garantir o engajamento e motivação dos servidores, promovendo e fortalecendo a execução das metas propostas pela Agência”, disse.
Onze setores e gerências da Adepará estão participando da capacitação desenvolvida em apresentações teóricas, com palestras com o uso de datashow; e práticas, através da simulação de casos em diversas áreas relacionadas à defesa sanitária animal. Durante as práticas, os participantes serão divididos em grupos e terão que analisar o caso. Em seguida, eles devem preencher a atividade no novo modelo do FAI (Formulário Agropecuário de Inspeção). O curso será finalizado com a apresentação do grupo e discussões e orientações sobre os assuntos.