Balanço final da Operação ‘Carnaval 2022’ mostra queda de 100% nos casos de latrocínios
Apresentado pela Segup, o balanço também aponta redução de outros crimes em mais de 50 localidades do Pará
Policiais militares em Vigia de Nazaré, município da região NordesteA Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou nesta quinta-feira (03) o balanço final da Operação “Carnaval 2022”, deflagrada em mais de 50 localidades do Estado, com ações integradas dos órgãos de segurança pública, visando manter a segurança e levar tranquilidade e paz social a moradores e turistas em todas as regiões. As ações foram iniciadas na última sexta-feira (25 de fevereiro) e finalizadas nesta quinta-feira (03), com um reforço no efetivo de 2 mil agentes de segurança.
Segundo o relatório apresentado pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, durante a Operação, em comparação ao período do Carnaval do ano anterior (12 a 17 de fevereiro de 2021), houve quedas consideráveis em relação aos crimes de furtos, roubos e latrocínios em todo o Estado, resultado do reforço do efetivo e integração entre as forças.Policiais militares e civis atuaram com agentes de outros órgãos de segurança
Os dados mostram 816 furtos registrados, apontando uma queda de 24% em relação ao mesmo período de 2021, que computou 1.079 ocorrências. No registro de roubos, 2022, com 659 casos, apresenta queda de 35% em relação ao ano passado, que computou 1.018.
Os resultados também apontam a redução de 100% em casos de latrocínios (roubo seguido de morte), se comparados aos números da Operação Carnaval 2021, com três casos. Pelos números apresentados, a área de segurança obteve êxito ao garantir a tranquilidade para os turistas que se deslocaram a várias localidades do Estado, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Ualame Machado destacou a eficiência das açõesIntegração - “A Operação Carnaval é uma das maiores do Sistema de Segurança Pública, mobilizando um número considerável de efetivo para garantir a segurança de todos que se deslocam às principais localidades do interior do Estado durante o feriado, além daqueles que permanecem na Região Metropolitana de Belém. Esse ano, apesar de mais uma vez termos vivenciado um Carnaval diferenciado em razão da pandemia, reforçamos a segurança em mais de 50 localidades, atuando de forma integrada, e garantimos um resultado positivo, com tranquilidade e segurança a todos”, reiterou o titular da Segup.
Segundo o secretário adjunto Operacional, coronel Alexandre Mascarenhas, as operações integradas do Carnaval sempre trazem muitas ocorrências, portanto necessitam de atenção redobrada. "As ações deste ano foram consideradas tranquilas, e que apesar de muita gente ter se deslocado às localidades do interior, por conta do Decreto 2.044, não houve manifestações em via pública, colaborando com as ações desenvolvidas pelo sistema", enfatizou o coronel Mascarenhas.Policiais e viaturas foram presentes em ruas e estradas
Resultados - Durante a Operação, a Polícia Militar abordou mais de 06 mil pessoas, 800 veículos e 1.700 motocicletas. Também foram apreendidas 11 armas de fogo, um simulacro e recapturados 11 foragidos do sistema penitenciário. Mais de 800 agentes da PM reforçaram o efetivo nas 52 localidades, atuando de forma integrada aos órgãos de segurança pública.
Mais de 100 servidores da Polícia Civil fiscalizaram 142 estabelecimentos. Destes, 55 foram intimados para regularização de licenciamento e seis, fechados. Ainda durante as ações, foram registrados 514 boletins de ocorrência; 81 inquéritos instaurados; 39 prisões e cinco cumprimentos de mandados judiciais. Policiais civis também fiscalizaram estabelecimentos comerciais
Militares do Corpo de Bombeiros realizaram 2.734 orientações preventivas, com a finalidade de evitar afogamentos e mortes.
No período da Operação, a Polícia Científica do Pará realizou 14 exames de lesão corporal, 15 perícias em veículos e quatro de balísticas.