Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Família Schürmann conhece projetos sustentáveis do Hospital Oncológico Infantil

A família de velejadores realiza a expedição 'Voz dos Oceanos', que busca conscientizar a população sobre os riscos da poluição nos mares

Por Governo do Pará (SECOM)
25/02/2022 18h42

A família Schürmann, que está em Belém como parte da expedição “Voz dos Oceanos”, voltado à conscientização ambiental sobre o perigo do acúmulo de plástico em mares e rios, esteve nesta sexta-feira (25) conhecendo o trabalho realizado no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, referência em tratamento de câncer infantojuvenil na Região Norte. O casal Vilfredo e Heloisa Shürmann foi recebido pelo diretor Operacional da Pró-Saúde, Rogério Kuntz, pelo diretor Hospitalar, Fábio Machado, e a diretora Assistencial Lorena Portal.

Na brinquedoteca do Hospital, o casal falou sobre a expedição “Voz dos Oceanos”, que visa sensibilizar a população mundial sobre o impacto do lixo nos oceanos. A iniciativa tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Heloisa Schürmann contou que quando decidiu sair de Florianópolis, em Santa Catarina, para navegar pelo mundo em um barco à vela, em 1984, enfrentou dificuldades diante da falta de recursos tecnológicos na época. Mesmo assim, iniciou a aventura que continua ao lado do marido e dos filhos.

Sobre o trabalho socioambiental que a família desenvolve, ela se deteve sobre o hábito de descartar lixo em locais inapropriados, e enfatizou os danos dessa prática para o meio ambiente. “Quando realizamos a limpeza de praia, ficamos horrorizados ao encontrar plásticos que as pessoas usam no dia a dia. A população ainda faz isso, infelizmente”, disse Heloisa. “O lixo tem que ir para a lixeira", complementou Vilfredo.

Ações sustentáveis - O casal aproveitou para conhecer o trabalho desenvolvido na área da sustentabilidade pelo Hospital Oncológico Infantil, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde.

Entre essas ações, o casal Schürmann conheceu o Ateliê Sustentável Gaia, espaço voltado exclusivamente à produção artística com o uso de materiais recicláveis e confecção de materiais manufaturados, que são destinados a trabalhos pedagógicos e artísticos. As atividades no ateliê contribuem para ampliar as iniciativas de humanização do trabalho de assistência oferecido aos pacientes.

Outro projeto incluído no roteiro da visita foi a horta hospitalar “Cantinho Verde”, espaço idealizado pela área de Sustentabilidade e sob gestão do Serviço de Nutrição e Dietética (SND). O projeto contribui para manter a qualidade e a segurança alimentar das refeições servidas no Hospital.

 “Para mim, foi uma surpresa chegar aqui no hospital infantil e encontrar um trabalho ecológico de reaproveitamento de materiais na sala de arte e na horta, locais que as crianças frequentam. Fiquei muito feliz por isso”, disse Heloisa Schürmann.

Experiências - O paciente Silvandro Leal, 11 anos, natural de Macapá, capital do Estado do Amapá, há mais de dois anos em tratamento no “Oncológico Infantil”, ouviu atentamente a mensagem do casal. “Achei muito legal, porque não é correto jogar lixo na rua e nem nos rios. Isso prejudica o oceano”, ressaltou o menino.

O diretor Rogério Kuntz considerou a troca de experiências um momento marcante. “Foi extremamente gratificante esta experiência, pois aprendemos muito com as histórias, as culturas diversas e as aventuras que eles vivenciam pelo mundo, nos permitindo imaginar e sonhar esta realidade tão diferente da nossa. E ao mesmo tempo constatar que estas informações vêm ao encontro de muitos de nossos princípios, práticas de gestão, planejamento, organização e sustentabilidade”, reforçou o diretor.

Texto: Ascom/Hospital Oncológico