Governo constrói e entrega prédio do CRAS de Chaves, no Marajó
Nesta segunda-feira (21), o governador Helder Barbalho entregou o prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Chaves, no arquipélago do Marajó. A obra, iniciada em janeiro de 2020, estava sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
“Com o intuito de cuidar das famílias que estão em vulnerabilidade social, nós entregamos, hoje, o Centro de Referência da Assistência Social de Chaves. Essas famílias precisam do acompanhamento de assistentes sociais, da rede socioassistencial. Essa entrega é fruto da parceria da Secretaria de Assistência do Estado com a prefeitura, parceria que vai permitir com que esse equipamento público possa colaborar com a população do município”, reforçou o chefe do Executivo estadual.
“É um dia especial pra Chaves, é uma satisfação pra nós, em especial pelo envolvimento do Governo do Estado que tem sido parceiro desse município com contribuição em todas as áreas. O CRAS é um sonho realizado um espaço que vai beneficiar a população em geral”, declarou o Pastor Zequinha, Prefeito do Município de Chaves.
A Seaster cumpre o papel de assessorar, capacitar e monitorar as equipes de trabalhadores e trabalhadoras da assistência social, em especial aqueles que atuam nos CRAS e CREAS do Estado, a fim de aprimorar o atendimento e as atividades voltadas à população.
Sara Monteiro,secretária de assistência social de ChavesSara Monteiro, secretária de Assistência Social do município, reforçou que a unidade representa um sonho que se tornou realidade. "Se tinha uma expectativa muito grande para que o prédio fosse concretizado. Esse prédio traz uma estabilidade, uma melhoria nos atendimentos oferecidos pelos técnicos. Aqui são prestados serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, que atende crianças, gestantes, idosos, o que acaba envolvendo um público muito extenso, por isso a necessidade da restruturação do prédio, afim de melhorar o atendimento e desenvolver as atividades de forma satisfatória”, reforçou a secretária.
Edmilson Santana: atendimento às necessidadesEdmilson Santana, morador de Chaves, conta que ficou feliz ao saber da entrega, já que por muito tempo não pôde contar com certos serviços por conta da logística e da distância. “Eu tive muito problema para tirar uma nova certidão de nascimento. Nós tínhamos muitas dificuldades por não ter um espaço físico para recorrer. Só pelo fato de ter um prédio novo aqui, logo em frente a minha casa, eu já me sinto privilegiado. Acredito que ele vai funcionar integralmente pra atender as nossas necessidades”, concluiu o trabalhador autônomo.